Friday, 10 September 2010

Eid Mubarak


Eid Mubarak para todos!

Milhares de muçulmanos reúnem-se em Meca para celebrar festival de Eid al Fitr
Publicidade
DA FRANCE PRESSE, EM RIAD (ARÁBIA SAUDITA)

O tradicional feriado religioso Eid al Fitr, que marca o fim do Ramadã --o mês sagrado de jejum para os muçulmanos-- e o início do novo mês de Shawwal, reuniu milhares de peregrinos em Meca e movimentou aeroportos de cidades do Oriente Médio devido às comemorações.

A Arábia Saudita, o Egito e Líbano anunciaram que esta sexta-feira abrigaria as celebrações do final oficial do Ramadã -- que depende da posição da lua e portanto pode ser realizado em diferentes datas ao redor do mundo.



Islâmicos de Maringá celebram fim do Ramadã e lembram preconceito

Cerca de 60 muçulmanos se reuniram, na manhã desta sexta-feira, na Mesquita de Maringá, para celebrar o fim do mês do Ramadã

Os muçulmanos celebram, nesta sexta-feira (10), o Eid al-Fitr, uma das principais datas do calendário islâmico, que lembra o fim do mês do Ramadã. Durante 30 dias, os islâmicos fizeram jejum, que se caracteriza como abstinência total de alimento, seja liquido ou sólido, e também de fumo ou prática sexual. O início acontecia pela madrugada, uma hora e 30 minutos antes do sol nascer, e durava até o início da noite.

Na região de Maringá, existem aproximadamente 500 islâmicos, segundo a Sociedade Beneficente Muçulmana. Cerca de 60 religiosos se reuniram na manhã desta sexta-feira na Mesquita de Maringá, no Jardim Guaporé, para fazer orações em celebração à data. Eles fazem um almoço de confraternização hoje às 12h.

"Nos países islâmicos, esta sexta-feira é feriado, mas como aqui no Brasil não podemos parar de trabalhar, faremos um grande almoço também neste domingo", afirma o presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana, Ali Wardani.

De acordo com Wardani, em Maringá existem muçulmanos de origem libanesa, síria, jordaniana, palestina e sudanesa. "Esta é uma data muito importante para nós, pois une a comunidade islâmica de Maringá", afirma.

Durante as orações desta sexta-feira, o xeique Mohamed Elgasin Alruheidy disse que atualmente existem pessoas interessadas em denegrir a imagem do islã. "Eles querem atingir a fé inabalável dos seguidores, mas o islã é uma religião de justiça, misericórdia e benfeitorias", afirmou.

Ramadã no mundo

Mais de um bilhão de muçulmanos ao redor do mundo começaram a observar ao nascer do sol no dia 11 de agosto. Celebrado pelos islâmicos no nono mês do calendário lunar, o Ramadã terminou no dia 9 de setembro.

Assim como a Páscoa cristã, o início do Ramadã muda todos os anos, e é assinalado pelo aparecimento da lua nova no começo do mês lunar. De acordo com o xeique AAbdul Osman, orientador religioso da mesquita de Maringá, há uma defasagem de 11 dias entre ano gregoriano e ano lunar, o que faz com que o início do Ramadã recue 11 dias a cada ano. A palavra Ramadã, de acordo com o xeique, vem do árabe e significa "dia com muito calor".

Sob o forte calor no Oriente Médio, há um desafio especial para os fiéis que se alimentam apenas à noite. Em alguns lugares, como no Egito, Líbano e Faixa de Gaza, a recomendação de se abster de alimentos, bebidas e cigarros por 15 horas é acompanhada por frequentes apagões no sistema de eletricidade.

A finalidade do jejum, de acordo com o xeique, é despertar a consciência social e a solidariedade, fazendo com que as pessoas pensem que há outros privados de comer e beber o ano todo e afastar o apego material. Nesta prática de ajuda ao próximo, durante o Ramadã, cada família teve que destinar 2,5kg de alimentos por integrante em benefício de algum necessitado.

Para os muçulmanos a prática religiosa proporciona disciplina, já que há horários determinados para comer, e permite que as pessoas se livrem das toxinas alimentares para fazer uma limpeza no organismo

1 comment:

Ursinhu da Juh =] said...

Um bom Eid em paz pra todos muculmanos =]!!!!
Nossa as vezes me assusto quando penso... parece que foi ontem eu nao sabia nada nda nda sobre isso hoje sei mais do que gostaria de saber kkkkkk, como pode uma pessoa influenciar em tantas coisas na vida da outra ne!!! Impressionante kkkkk


Bjuuuu
Fica com DEUS =]

Followers

Search This Blog

Loading...