Tuesday 12 April 2011

Véu na França- Carol explica

OOi Gente, agora opnião Como a Pri disse o que está sendo proibido é a burca e o niqab que são:

eu também acho eles bem opressivos, mas acho que a proibição somente vai trazer mais raiva e guerras..

Também acho que se você está em um país diferente do seu você que respeitar a cultura e se adpatar se estiver sendo residente. Aqui em Dubai agente não pode se vestir assim tão a vontade mesmo se estiver acima de 50°C ... Um exemplo é que, fui fazer aquele voo para a Medina no KSA, e nos deram abayas e sheelas para usar em caso de requerido.. agente nem sai do avião ... sabe? sem necessida.. fala sério.. estou aqui e respeito, evito decotes e até saias.. eu vi aqui no shop umas mulheres comendo batatinha tendo que levantar o véu.. ai cara aquilo me partiu o coração.. foi mto triste.. era 4 mulheres todas cobertas, até de luva e o senhor com elas de jeans justo e camisa social de manga curta.. somente para mostrar a diferença, achei nojento, repugnante e injusto. da onde vem essa roupa preta? da invasão do Irã nos Emirados Burca- é uma veste feminina que cobre todo o corpo, até o rosto e os olhos. É usada pelas mulheres do Afeganistão e do Paquistão, em áreas próximas à fronteira com o Afeganistão. O seu uso deve-se ao facto de muitos muçulmanos acreditarem que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, e outras fontes de estudos, como Hadith e Sunnah, exigem a homens e mulheres que se vistam e comportem modestamente em público. No entanto, esta exigência tem sido interpretada de diversas maneiras pelos estudiosos islâmicos e comunidades muçulmanas; a burca não é especificamente mencionada no Corão e nem no Hadith. A comunidade religiosa Talibã, que comandou o Afeganistão nos anos 2000, impôs seu uso no país. visto bem não é um traje mandatório pela religião, é um costume local da cultura afegã e da fronteira do país com o PAK. Niqab-O niqab (em árabe: نِقاب, "máscara") é um véu que cobre o rosto e só revela os olhos, usado por algumas mulheres muçulmanas; o niqab pode cobrir também os olhos com um tecido transparente. Geralmente é feito de algodão ou poliéster, tendo no preto a sua cor mais comum. É frequente nos países da Península Arábica, mas também pode ser encontrado em outros países de tradição religiosa muçulmana. Não são claras as origens históricas do niqab, mas é provável que ele já existisse na Península Arábica antes do nascimento do Islão. As diferentes escolas de jurisprudência islâmica apresentam perspectivas diversas em relação a esta peça de indumentária. Ele pode ser encarado como fard (obrigatório) ou sunnah (recomendado) ou até mesmo algo que não deveria nunca ser usado por ser perigoso. O niqab é considerado obrigatório pelos salafis, a corrente muçulmana dominante na Arábia Saudita, e é recomendado por outros grupos sunitas e xiitas, por ser compatível com o hijab, o código de vestuário do Islã. eu acho os dois sim opressivos... mas proibir também é opressão, então?


como você se sente quando vê esse video?

6 comments:

Patrícia Cassolatto said...

Oi Carol, pode falar palavrão aqui? Pois é a única coisa que me vem na cabeça agora...
Quando vi a cena em sex n the city 2 da mulher comendo batata frita desse jeito quase morri e essa agora do macarrão, pára!

beijos

Anonymous said...

E complicado viu,ainda mais para uma mulher que nao e muculmana, mas garanto uma mulher muculmana quando usa niqab ela nao se senti oprimida ou tantas coisas ridiculas que fala, como voce mesmo explicou , ou niqab nao e algo obrigatorio,mas e recomendado usar para alguns sabios no Islam, eu achava horrivel usar niqab , mas acredite hoje aqui na Arabia saudita eu uso ,rs e me sinto tao bem,nossa nao sei explicar,mas uso nao porque meu marido mandou ou porque e obrigatorio e sim porque escolhi usar para me sentir menos estrageira, aqui elas usam por motivos culturais ,Ok ninguem e obrigada nao, muitas mulheres que usam preferem se divorciar se caso o marido nao aceitar ela usar, porque as vezes muito maridos nao acham necessario, mas so usarei aqui mesmo e quanto a comer e muito chato mesmo eu levanto porque nao cometo pecado algum o fazendo , afinal estou de hijab por baixo. Mas meninas nao sentem pena nao, elas e eu somos muito felizes assim,aqui e um paises religioso e tens regras e existem outros paises que nao tem tanta regra pelo fato de a religiao nao predominar , pelo menos e o que penso morando em Paises arabes, no Egito elas usam mais pela religiosidade mesmo, mas obrigatorio nao e, elas usam porque se sentem mais felizes assim, e o estranho muitas vezes para elas e nao usar.. A franca nao e um paises religioso, e o que tem de errado uma mulher querer usar niqab,muitas vezes se precisar se identificar ela pode levantar o niqab,nao tem problema. Mas a franca faz isso por medo mesmo, acha que isso nao tem nada haver com a cultura do pais,mas e algo religioso ,elas nao incomadam ninguem. Nao concordo quando dizem que as pessoas tem que se adpatar as culturas de pais em que vive, entao uma freira tem que usar biquini porque no pais usa.

Unknown said...

as freiras são mulheres "casadas" com a igreija, daí elas vestiem os eu habito, mas também podem usar roupa informal sim. o que não é o caso das mulheres muçulmanas.

Si said...

O uso da burca é político, não religioso! Não tem nenhuma referência a seu uso no Alcorão! E quem me ensinou isso foi meu namorado, que é paquistanês e mora e trabalha na embaixada do Brasil, na Arábia Saudita. Acho deprimente, não me sentiria a vontade usando. Quem quer usar essa vestimenta, que use. Eu não usaria.

Poonam Pratap said...

Bom para nós ocidentais é mesmo terrivel, até mesmo pq as mulheres tem q se vestir assim mas os homens nao?? mas se elas sao felizes....paciencia.

Unknown said...

Eh horrivel até pra se ver. E qdo vc viaja pra França ou outro país ocidental, a ultima coisa que vc quer ver é essa figura de hijab, burka, sei la, na paisagem, contrastando com beleza da cidade. Como vc falou, as pessoas têm que se adaptar ao lugar que está, assim como ninguem deveria usar decotão e sainha no oriente médio. Respeite o lugar e a cultura dele e se nao está satisfeito, volte para o seu.
E na minha opinião, eu concordo 100% com o governo francês.

Followers

Search This Blog