Sunday 31 May 2009

Fulla da Vida!

Fulla -a Barbie do Oriente =) pensou o que?
A boneca americana Barbie ganhou uma rival muçulmana. Fulla vem em uma caixa parecida e tem mais ou menos o mesmo tamanho, mas é criada dentro dos "valores muçulmanos", como descreve seu criador. A boneca vem com véu e hijab (um vestido usado por muçulmanas por cima das roupas que cobre o corpo e deixa o rosto e as mãos de fora), além de um tapete para orações, cor-de-rosa.
Alguns pais que não comprariam uma Barbie para as filhas, estão comprando fullas e a boneca é a mais popular nas lojas egípcias.

"Ela é honesta, amorosa, carinhosa e respeita seus pais", descreve Abidin.
Fulla é solteira e não há planos de lançar um namorado para ela, como Ken, ex-namorado de Barbie.
Mas ela vai ser uma mulher de carreira: Fulla Médica e Fulla Professora são os próximos lançamentos da marca. As duas profissões são consideradas respeitáveis para mulheres no mundo muçulmano.
Com olhos escuros, pele "cor de oliva", formas mais modestas como o busto menor e, claro, o hijab no lugar da luxuriante cabeleira loira, Fulla tem o mesmo tamanho e peso da concorrente ocidental, além de faturar quase o mesmo no mercado mundial.
"Quase convencida de que a boneca honesta, preocupada e carinhosa, que ama e respeita seus pais teria uma imagem mais adequada à idade das crianças que brincam "de barbie" (oh, sim, a loira da Mattel parece uma devassa ao lado da Fulla), comecei a levantar a sobrancelha com frases do tipo "... sabe se comportar em público, nunca deixando cabelos, ombros, pernas ou braços à mostra" ou "Ela não tem nem nunca terá um namorado, porque isso não é um valor árabe, meninas árabes não namoram.". Enquanto Barbie pode exercer uma gama enorme de profissões, Fulla não tem muitas ocupações, fora fazer compras, passar o tempo com as amigas, cozinhar, ler ou rezar no seu tapetinho de oração rosa "opcional"."
A "Polícia Religiosa" da Arábia Saudita vem banindo já há tempos Barbie, a "boneca judia" das prateleiras, porque "suas roupas e postura indecentes são um símbolo de decadência do ocidente pervertido". Mas nem todo mundo (árabe) aprova a influência da boneca, como a escritora egípcia Nawal El Saadawi: "por apresentar a mesma idéia irreal de beleza, como a Barbie... É tudo parte da superficial luta contra a cultura ocidental... toda essa conversa sobre a "islamização" versus "ocidentalismo" vem abaixo, como farinha do mesmo saco. Não importa se a boneca vem seminua ou se ela usa um véu, o fato é que ambas apresentam uma imagem na qual as mulheres se espelham."






The "Islamic doll"- as it was called- Fullah is taking the place of the American doll Barbie in the hearts of Arab and Muslim girls. Arab fathers and mothers, as well as educators are jubilant that a doll with dark Arabic features and ethics - some Fullah dolls put veils- are sweeping away the "damaging influence" of the Barbie doll, which is looked at as a symbol of western imperialism and deterioration of morality.

"I want my daughter to respect all cultures and people, and be a proud Jordanian citizen with a mixed lineage, and the wise thing is to keep children out of the stupidity of the adults who are engaging in the clash of civilizations between the west and Islam. Fullah and Barbie should be two sisters in a family of many colors of faces, hairs and diversity of dresses and languages. "

Fulla em versao Desenho, super fofa







Tour pelo Paquistao- Islamabad















Shopping at Ayesha's, Jinnah Super, just a few minutes from Blue Area. This is one of the luxurious malls in Pakistan.








Sei que pode ficar um pouquinho chato muitos videos, mas acho que assim eh mais facil para ter uma idea geral de Islamabad.. ai que saudade

Islamabad ou Islamabadeاسلاماباد, com 805 000 habitantes (censo 1998) , é a capital do Paquistão e localiza-se no nordeste do país, no interior do Território da Capital Islamabad — embora a área faça historicamente parte da região do Punjab.
Foi planejada assim como Brasilia, e que alias a lembra muito. Rawalpindi eh colada em Islambad, muita gente confude as duas, mas pelas ruas, limpeza, organizacao ja da pra saber aonde se esta hehehe. Islamabad tem casas lindas, avenidas amplas, bastante arvores e cercada de montanhas. Possue tambem uma das maiores mesquistas do mundo Faisal Mosque, que foi um presente da Arabia Saudita, vale muito a pena ir visita-la, como eu ja disse, de noite ela possui uma iluminacao linda.
Outra atracao bacana, depois de Murreee eh claro, Daman e Koh, que tem uma vista priveligiada da cidade. Lugar bacana para se visitar para compras eh o Jinnah Super, tem restaurantes bons e os precos razoaveis.
Rawalpindi eh uma cidade mais simples, mais para compras, porque em Islamabad os precos sao mais altos. Se em Rawalpindi recomendo visitar o Jinnah Park e comer no MC e ir ao cinema.

=( I wish I was there

Saturday 30 May 2009

Resultado Enquete

Qual sua Visao do Paquistao?

Pais Pobre, mais que o Brasil (40%)
Riquissimo Culturamente (27%)
Riquissimo em Recursos (17%)
Corrupto, mal governado (25%)
Mais rico que o Brasil, numa visao geral (2%)
Pais extremista, muculmano (38%)
Afeganistao e Paquistao pra mim eh a mesma coisa (14%)
NAO faco ideia (8%)
Algum lugar aonde tem guerra (17%)
Turistico (fui ou vou) (17%)
Fim do Mundo (19%)


A visao geral das leitoras eh que o Pak eh pobre e extremista.. bom grande parte eh assim mesmo, mas espero que possam ver que nao eh so isso, existem coisas maravilhosas e areas muito ricas. Vou continuar com as comparacoes entre a India e dimistificar o lado A do pak tambem. Em breve, vou contar tambem os meus micos hehehe aguardem.

Shopping em Lahore

Thursday 28 May 2009

A Crisis That Doesn't Exist


Reading Waqas's news http://www.allvoices.com/contributed-news/3319610-in-pictures-swat-under-fire-vs-politicians-on-fire today I rembered something I heard: " US' crisis can be just an excuse". Have your ever thought about that this Crisis was a good excuse to fire people and get more for half salary? Or send back Immigrants? Well its all I see here, companies firing people who used to earn 700 real and after recontracting more for only 400 real! European countries, US and Japan making offers for Immigrants back to their homes, giving tickets for all families... but with the simple condition to never return! Easy? Smart? All well done planned! Congratulations USA! You got what you wanted.. many people in the world now are without jobs... What makes me think that US is behind all this? Easy, how can a country says is facing financial issues but kept supporting Iraq, Talebeans and Swats' war???????? Open your mind and see the reality!


Wednesday 27 May 2009

Make up de Casamento




Muito bom, queria saber fazer tambem... ufi

Tuesday 26 May 2009

Beechas do Paquistao

No Paquistao tambem tem! Sao as kusras, dancam,cantam, pedem dinheiro..mas nao sei nada se dao sorte como na India nao!...






In Pakistan, Kusras are homosexual men dressed as women, who often earn a living as dancers - something biological women are not allowed to do. Accepted by society, Kusras do not have to adhere to certain societal Islamic rules

Nao sao deuses, sao simplesmente dancarinas chamadas para alegrar festinhas, zuar ehehhe

Um Reporter no Paquistao

Arthur Veríssimo, repórter de 48 anos, acumula milhas aéreas e histórias para contar sobre os lugares e as pessoas mais incríveis do mundo
Em sua eterna busca pela luz, nosso viajante encontra uma ditadura corrupta e enfrenta alguns olhares desconfiados no Paquistão

Mesquitas, autoflagelação, Baluchistão, islamismo, bombas nucleares, dervixes, Al Qaeda, Caxemira, críquete, squash e um governo que está entre os mais corruptos do planeta. Esse é o cenário do Paquistão, que neste ano de 2007 completou 60 anos de independência, comemorada pelos seus 165 milhões de habitantes.
Para alguém na minha posição, a vida por ali não é fácil. Afinal, jornalistas, ONGs e grupos que defendem os direitos humanos são extremamente malvistos pelas autoridades de Islamabad. Segundo o ditador Pervez Musharraf, só são divulgadas barbaridades e mentiras sobre o seu país. Depois de oito anos como presidente — sempre com o auxílio americano —, Musharraf luta pela sua sobrevivência, recusando-se a ceder o poder a civis e com uma contínua pressão dos adversários políticos e dos extremistas islâmicos ao longo da fronteira com o Afeganistão.Mas esse está longe de ser o motivo que me levou até lá. Fui ao Paquistão para conhecer a majestosa e decadente cidade de Lahore e as entranhas do poder de Islamabad. Minha aventura iniciou-se no aeroporto de Nova Délhi, capital da Índia. Os funcionários da PIA (Pakistan International Airways) queriam saber o motivo da viagem e por que um brasileiro nutria o desejo de conhecer o Paquistão.

A viagem de Délhi para Lahore dura 45 minutos. Dentro do avião, quatro passageiros não tiravam os olhos de mim. Quando fui ao banheiro, a porta foi pressionada uma dezena de vezes. Foi a viagem aérea mais tensa da minha vida. Quando desembarquei em Lahore, olhares de todos os lados acompanhavam meus movimentos. Tive que mostrar meu passaporte em seis ocasiões e abri minha mala por mais uma dezena de vezes (tambem ja passei por isso). Um amigo italiano me aguardava na saída do aeroporto e, quando percebeu meu espanto terminal, deu sonoras gargalhadas.Em vez de me acalmar, Franco, o italiano, me deu um toque para ler o quadro de avisos no hotel, no qual estava escrito: “Devido à proximidade de fronteira com a Índia e as regiões tribais, locais propícios à rebelião e à guerra, é aconselhável aos hóspedes guardar seus pertences no cofre”. Depois de uma merecida noite de sono, fui comprar o clássico “Shalwar Quamiz”, uma espécie de pijamão-bata, a roupa típica que os paquistaneses usam diariamente. Tudo com o intuito de me fundir à paisagem de Lahore, que é uma cidade repleta de maravilhosas mesquitas, fortes, mercados decadentes, jardins abandonados e templos de santos sufis.
Com tempo livre, dei uma passeada em Islamabad, capital do Paquistão. É uma cidade que não deixa nada a desejar a qualquer metrópole ocidental. Carros importados, shoppings, restaurantes, galerias de arte, parques e uma certa semelhança com Brasília, com suas largas avenidas e suspeitas de corrupção. As ruas são repletas de ônibus e caminhões que mais parecem instalações.
Na volta a Lahore, resolvi caminhar pela Shahrah-e-Quaide- Azam, a Avenida Paulista de lá. Observei uma movimentação febril a duas quadras. Uma multidão se espremia para acompanhar uma romaria que entoava cânticos de lamentação. Bandeiras tremulavam por todo o ambiente. Três cores predominavam: verde (que significa o Islã), preto (luto) e vermelho (sangue derramado). De um lado, uma falange de policiais armados. Do outro, um bando de alucinados xiitas esparramando fé pelos lábios com os corpos cobertos de sangue. Centenas de homens se autoflagelavam com chicotes e correntes. O chicote possuía de cinco a dez tiras: na ponta de cada um estava engatada uma lamina afiadíssima.Depois fiquei sabendo que todos os anos é comemorado no décimo dia do mês muçulmano de Moharram o luto xiita que revive a morte violenta do imã Hussein, neto do profeta Maomé, morto pelo califa sunita Jazid em Karbala (Iraque). A tradição conta que Hussein Ibn Ali foi decapitado e mutilado no ano de 680 d.C. Esse período marcou a divisão do mundo islâmico entre os ramos sunita e xiita. No olho do furacão do martírio coletivo, observo um grupo de garotos com chicotinhos. Decido retornar ao hotel para me refazer. No dia seguinte, teria uma longa viagem de volta para o Brasil.
Longe dos olhos sinistros que o perseguiram pelo Paquistão, nosso andarilho flagrou um caminhãoinstalação e interagiu com um mascate em Islamabad (abaixo)

Monday 25 May 2009

Pedido

OI gente, fazia um tempo que eu estava adiando esse post, porque pra variar estou down.. ah nao aguento mais, 4 meses aqui! Quando eu sai do pak era so pra um mes... mas agora so Deus sabe quando! To mal, depre, nao aguento mais ficar nessa casa, inutil, chorando!!!!! Eu gosto muito do blog sobre o paquistao, mas penso que sentido ter um blog sobre o pak se nao estou la?

A voz do povo eh a voz de Deus, entao gostaria de pedir a voces que rezassem por mim... por favor! Peca a Deus por favor, para que Ele nos ajude a fica juntos para sempre, que meu amore consiga um bom trabalho para que eu possa retornar la...
Sei que nao eh facil, sei que as vezes que fui para o pak foi algo muito dificil, que lutei muito... sei que muitas de voces estao na mesma situacao ou que nem ao menos conheceram o seus amores, que sou 'ate sortuda', mas cheguei em um limite que nao da mais pra parar minha vida e esperar!

Obs: ouvir musica romantica eh so acompanhado, nao ouca sozinha.. eh mais do que depre!


Saturday 23 May 2009

Isso eh Coisa de Homem Macho!

Hoje estou com minha area beecha aflorada.. here we go!
Uma coisa eh certa, como los paks no hay! Sinceramente nunca vi.. . Os indianos so tratam bem as estrangeiras..essas sao as palavras da minha amiga Sheila, caso queria saber mais
clique aqui.

Mira: voce sai pra fazer compras com seu bofe, no comeco do relacionamento eh assim mesmo, eles sao fofos, te ajudam, sao pacientes, dao opniao, carregam as compras e abrem a porta do carro! O cara do tipo PERFEITOooooooo, pra casar.. eheheh
Masss o tempo vai passando e as coisas ja nao sao mais as mesmas, o cara ja nao aguenta uma caminhada pelo shops, fica estressado e as vezes nem entra na loja, cierto?
Ja os paks nao sao assim (generalizando um poquitchos), pelo menos todos que vi e conheci, fazer compras eh praticamente um Hobbie la, ir ao mercado, dar palpite, meu amore por exemplo, eh o meu best friend pra compras, amoooo, sempre me ajudou a comprar roupas e bijus otimas. Ja cheguei a pensar sera ciumes? Porque a maioria dos vendedores sao HOMENS, isso mesmo, voce vai comprar maquiagem: homem, voce vai comprar absorvente: homem, voce vai comprar calcinhas: homem... 98% dos vendedores sao homens... Um deles me ajudou a comprar boas maquiagens, mas calcinha no pak? nem rola.. num ficam expostas, voce tem que apontar e dizer quero aquela.. ai ja leio a mente suja do vendedor me vendo vestida naquilo... ai ai (nao estranhe se seu pak dizer que rosa ou amarelo nao fica bem em voce... eles sao assim mesmo, adoram dar dicas e sao sinceros)

Quem passa roupa na sua casa? Aqui sou eu e minha mae.. meu pai e meu irmao acho que nunca se quer passaram uma cueca ou camisa... Ja no pak? guess? Los hombres! Siii, servicio pesados eh delesss uhuuu, meu amore passa muitoooooooooooo bem! Deu de 10 a 0 quanto tentei passar as camisas dele, ameiiiiiiiiii porque detesto passar camisa hauahuaahu

Sempre achei os pak muito educados, abrem a porta do carro, levam as compras, fazem compra no mercado, ajudam.. Amo tambem o fato dele sempre pegar na minha mao para atravessar, eh tao fofo!
Uma coisa muito interessante que vi, eh que quem limpa as casas nao sao as mulheres, mas sim os Homens, homens la eh que sao as 'empregas domesticas', os cozinheiros...

Mas mesmo que as mulheres nao ocupem tanto as areas "femininas" o desemprego ainda eh grande e o salario eh baixo, por exemplo, um atentende do Mc Donalds recebe em media 4500 rupias, cerca de 125 reais...


Outro fato que me chamou a atencao foi o comentario da MariaChiquinha: Consegui usar o meu hashimi :))Mas aqui, num sei se foi pra se engraçar , ma smeu pakis falou que na tribo dele, em dia de festas, alguns homens usam hashmi também? Será? Esquisito isso :P

Usam mesmo, ate nas criancas como eu ja havia citado. Em dias de festas, casamentos eh sim comum ver os homens com os olhos pintados.. nada de gay, eh sim tradicao, como 'saia' na Escocia, num?
Sem falar na parte de depilacao como eu ja havia citado aqui
-Cortar e raspar pelos das axilas e partes intímas para os homens, e também pernas e braços para as mulheres. (ótima limpeza, no começo foi um choque!) deve estar no máximo do tamanho de um grão de arroz, não se pode rezar peludinho hehehe. Só no peito hehe;O que acho ótimo, mas muitos homens do Brasil acham coisa de gay raspar os pelos das axilas.. imagina aquele calor de 45º C e o povo cheirando? Retirar e lavar essa região ajuda muito! (veja abaixo).Homens geralmente raspam com lâminas e mulheres com cera ou criminhos tipo veep, que retira os pelos sem dor. Existem clínicas Depilex para homens e mulheres. Também existe a depilação Egípcia feita com linha, excelente para o buço, sobrancelhas e braços. Se você tem o braço peludinho é melhor começar a tirar agora.

Friday 22 May 2009

Grande Guerra em Swat- Noticias do Dia

ONU pede US$ 454 milhões para ajudar deslocados no Paquistão (uol)



A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu nesta sexta-feira à comunidade internacional US$ 454,6 milhões para financiar seus projetos de apoio aos cerca de 1,7 milhão de deslocados pela recente ofensiva militar contra o grupo islâmico radical Taleban na região do vale do Swat, noroeste do Paquistão.

"A escala deste deslocamento é inacreditável em termos de volume e velocidade, e causou um terrível sofrimento", disse em comunicado o coordenador humanitário interino da ONU no Paquistão, Martin Mogwanja.
O atual êxodo é o maior no Paquistão desde a sua separação da Índia, em 1947.
"Pedimos o apoio generoso da comunidade internacional, além da assistência fornecida pelas famílias comuns e as autoridades nacionais", disse.
Para financiar os 165 projetos apresentados pelas organizações de ajuda e agências da ONU são necessários US$ 543,1 milhões, dos quais US$ 88,5 milhões já foram arrecadados.
"A comunidade humanitária pede uma contribuição urgente para os US$ 454,6 milhões restantes, com o objetivo de financiar a assistência aos mais necessitados e afetados pelo resto de 2009", afirmou na nota o escritório da ONU em Islamabad.
O objetivo do país é arrecadar US$ 1 bilhão, e por isso o primeiro-ministro, Yousuf Raza Gillani, pediu a agências humanitárias, organismos multilaterais e potências estrangeiras que assumam sua "responsabilidade" pelos deslocados.
"O Paquistão procura uma resposta positiva e visível da comunidade internacional e reitera seu compromisso de acabar com a militância em seu território", declarou Gillani.
Segundo a vice-ministra da Economia, Hina Rabbani, o Paquistão já recebeu US$ 224 milhões em ajuda externa e espera alcançar US$ 500 milhões ou US$ 600 milhões até esta sexta-feira.
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, aproximadamente 1,7 milhão de civis abandonaram seus lares desde o começo de maio nos distritos em conflito.



Explosão de carro-bomba mata seis e fere 70 no Paquistão
Publicidade
(da Folha Online)
Um ataque com carro-bomba em frente a um cinema matou ao menos seis pessoas e deixou mais de 70 feridas --algumas em estado grave-- na cidade de Peshawar, no Paquistão, nesta sexta-feira. Ninguém reivindicou a autoria do crime.
O chefe da polícia de Peshawar, Shifwat Ghayyur, citado pelo canal Dawn, afirmou que o ataque foi cometido com um veículo carregado com explosivos. TVs locais mostraram fumaça e chamas saindo do prédio, enquanto bombeiros e outro membros das forças de segurança socorriam os feridos e tentavam conter o incêndio.
Por causa da explosão, o edifício que abrigava o cinema, assim como vários estabelecimentos comerciais próximos, foram danificados. Mais de dez carros que estavam estacionados perto foram destruídos, informou a testemunha Mohammad Riaz à agência France Presse.
Segundo o canal privado Geo TV, a explosão aconteceu em um ponto muito movimentado de Peshawar, capital da Província da Fronteira Noroeste. Os feridos foram levados a hospitais próximos, onde foi declarado estado de emergência. Efetivos das forças de segurança foram ao local do ataque e isolaram a área.
Também em Peshawar, ao menos nove pessoas --incluindo mulheres e crianças--, morreram na explosão de um carro-bomba na passagem de um ônibus, no sábado passado (16). Houve ataque ocorreu quando um ônibus escolar circulava pela movimentada área de Kashkal.
O atentado desta sexta-feira ocorre em um momento no qual o Exército do Paquistão elevou os combates contra o grupo islâmico radical Taleban em vários distritos do país pertencentes à Província da Fronteira Noroeste, entre eles o vale de Swat. O Paquistão deu por quebrado este mês um acordo de paz alcançado em fevereiro com insurgentes do vale de Swat, depois que eles avançaram, em abril, para demarcações vizinhas, aproveitando uma trégua.
Essa operação anti-Taleban, que já tinha começado no final de abril, acabou com a vida de várias centenas de fundamentalistas, segundo cálculos militares.

Familia sem Nocaooooooo

Olha acho que esta mais pra desabafo do que para post...
Estava eu aqui, falando com meu amore, e derrepente ele me diz.. ah voce nao acredita.. lembra aqueles meus familiares que iria vir aqui em casa ontem e que cancelaram por sms e nos deixaram esperando??? Pois entao, acabaram de mandar outro sms dizendo que estao vindo aqui, agora!
Como assim? Visistar alguem depois das 12 da noite?? Sera que nao teem cara de pau? Um pouco de educacao? Simancol?

Mas o que eles querem ai?
Querem usar a internet... eita povo folgado!!!!!!!!!!
Sobra sempre pra quem?

Eu conheco esses familiares, eu tinha ficado na casa deles em 2007, sei que costumam durmir super tarde... obvio porque jantavam as 1 ou 2 da manha.. (porem todos unidos, achei fofo isso, a familia estar sempre junta nas refeicoes, sentar se no chao... eheh eh no chao mesmo...)
Bom,... nao fico com tanta raiva deles, porque eles me acolheram em sua casa, me tratram como filha e ate choraram quando me fui... porem meu amore esta P da vida. Porque tudo bem que hoje eh sexta, mas amanha a mae e irmao tem aula (mae eh professora, tem sim aula de sabado.. falo sobre Sistema Educacional numa proxima), entao eles dormem cedo, tem uma vida mais 'normal'.
Mas do primo dele (irmao da que foi na casa dele hoje) e nao gosto naoooooooooooo... olha primeiro dia que eu me encontrei com meu amore e queria (OBViOOO) conversar com ele, ele e o amigo dele nao saiam do meu quarto do hotel.. sabe? Aloouu cheguei cansada de uma enorme viagem.. quero aguarrar meu AMORRR, meia noite e os tios la...
Outra mancada dele, foi ter me levado pra casa dele aonde a familia dele nao deixou eu voltar para o hotel.. e ele aproveitou para levar a namorada escondida dele pra dar uma.. e eu tive que pagar a conta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Depois quando eu mudei de hotel, eles sempre iam la bem na horas da refeicoes.. mesmo que nao tenha uma hora certa como aqui, que voce sabe que alguem pode estar comendo das 12 as 14.. la as maioria das pessoas (inclusive eu)acordava muitooo tarde... bom, eles chegavam la, e agente pedia comida do hotel, eles tambem.. quem pagou a conta?????? EU
Meu amore me acalmava dizendo ao menos eles nos da carona e nao precisamos pagar o taxi....

Tem gente que nao se toca ne?
Ohhhh familia de folgados, aonde ja se viu, ir visitar alguem depois das 12 da noite pra usar a internet? aff, to tao incorformada que estou com do da minha sogra ter que ainda fazer um chai e algo para esse povo (eles sao sempre muito hospitaleiros), e ainda eh capaz desse povo querer durmir la... (igual nos casamentos)
Eu falei pra ele, diz que sua mae esta doente e durmindo sei la.. ele me disse que ia esconder o moden da net e dizer que nao tem mais internet heheheheeh, bem na hora que eles tocaram a campainha... e ele saiu correndo.. to aqui esperando e rezando para eles irem logo e eu voltar a falar com meu amore...

obs: detesto gente folgada e espasoca..

Thursday 21 May 2009

Para Annah World

Oi iiiiiii Annah! ja deixei um recado no meus comentarios mas acho que voce nao viu, entao decidi fazer um post!
Nao da pra deixar comentario no seu blog, porque?????

Tuesday 19 May 2009

Sobre o Dote

Segundo pedidos das leitoras, vou comecar uma serie de comparacoes do Pak e India relacionado tambem a novela e cultura

Bom, ja citei sobre o Sarree em outro post, hoje o tema eh DOTE:

Eis entao uma 'boa' noticia para nos amantes dos paks, nao somos nos quem pagamos o dote ebaaaaaaa, como muitas acompanham a novela Caminhos das Indias (eu tambemmm) sabe que quem paga o pato e bem eh sao as indianas, que desde cedo os pais guardam din din para o dia sonhado, isso tudo porque, pagando bem teem uma certa seguranca que sua filha sera bem tratada. Leia mais aqui.




No Pak, que paga o dote eh o noivo, a familia da noiva pede o valor que acha que 'pode', quanto vale a sua filha? De certa forma eh muito estranho para nos ver esse tipo de tradicao, parece que estao pagando para a filha e filho se casarem, que eles nao teem capacidade de conseguir alguem.. deixa eu explicar com um exemplo que presenciei:

- No pak eu fazia aula de british english, meu prof era britanico porem de familia paquistanesa, ele voltara do pak por motivos de mau comportamento, leia mais aqui. Eis que ele estava ficando noivo, de uma guria que a a familia estava arranjando. A famila da moca sabendo que ele tinha vivido muito tempo na Inglaterra, estava pedindo um dote altisssimooo, isso porque tinah medo que ele ainda tinha alguma namorada la, e pudesse deixar a filha do nada. O dote era assim um absurdo! Um carro, uma casa e mais nao sei quanto em rupias. A familia do noivo estava negociando, quase igual o Sacerdote da novela, mas era cara a cara mesmo, porque segundo o noivo nao era a noiva que queria esse valor de dote, mas sim, a familia que queria o din din pra eles, espertos nao?? Pra escapar da ciladra, estavam pensando colocar o din din em uma poupanca no nome da noiva e os bens tambem de uma forma que ficasse para ela, e tambem que depois a familia nao viesse cobrar mais...


A noiva recebe o valor estipulado no Nikkah (contrato de casamento muculmano) depois do casorio, e se caso de divorcio (depende do que consta a opcao do Nikkah) ela recebera novamente o mesmo valor. Isso foi estipulado para proteger a noiva, eh sua seguranca em caso de perder o maridex. Lembrando que esse contrato eh assinado primeiramente pelo noivo em uma sala, depois pela noiva em outra, ou seja, separadamente.. isso porque os Sheiks ficam dando conselhos ao noivo, interessante nao?

Como para nos essa tradicao nao existe (que pena?), fica-se a opcao de um valor simbolico, a nao ser, que esteja casando por interesse hauahuahuhaa..
Mas nao fique animadinha pensando que nao ira desembolsar nem um tantinho pro casorio.. eu ja citei em uns posts sobre isso, nos eh quem bancamos quase tudo viu? As familiassss, comilanca, montar a casa... essa parte ninguem gosta ne =(

Quem quiser saber mais sobre dote na India, eis aqui um blog bem legal da Gloria Perez
'Apesar de proibida por lei, a instituição do dote permanece na Índia e continua promovendo assassinatos e infanticídios, quase todos os dias estampados nos jornaisO dote é um peso, uma preocupação constante para os pais de meninas: sabem que, sem ele, as filhas provavelmente ficarão solteiras e, na melhor das hipóteses, submetidas a um casamento desigual, onde é comum que venham a ser maltratadas e humilhadas pela nova família.'


Quem quiser pesquisar sobre o assunto ou perguntar ao futuro marido, em ingles dote eh Dowry.
Leia que bacana esse texto sobre dote:

Among the many things that need to be revamped in the mainstream Pakistani society dowry would probably be one of the major ones. Sure no harm in giving the bride gifts on her wedding for her home and personal use but with the growing number of girls start staying unmarried simply because the parents don’t have the money to meet the ‘demands’ of the groom’s family, then it is a quandary that needs to be looked into. The most irksome angle of the dowry situation is that the tradition for an increasingly elaborate dowry is set by the people who don’t even need dowry’s from the girls in order to ‘run their homes’ or ‘support’ the grooms in any way. When the more educated and bourgeoisie class stoops to an all time low, the uneducated ones can only be expected to follow.
Dowry is a massive social ill on both sides of the Pakistan-India border and who hasn’t heard of the infamous bride burning where the girl who brings insufficient dowry is burnt ‘accidentally’ by her in laws so that a new ‘prey’ may be caught who can bring in a better dowry. Since there is no practice of conducting studies on this issue in Pakistan, the actual dowry related accidents have for the most part gone unrecorded. Shahnaz Bukhari is the founder of the Islamabad-based Progressive Women’s Association and has handled 17,000 cases of women who have been subjected to dowry related violence such as rapes, murders and stove burnings.
It wouldn’t be altogether fair to state that the government has remained oblivious to the disaster this dowry-demanding has caused in the society. Back in the 1970s in an attempt to curb the escalating violence over dowry, Pakistan attempted to make dowry giving or taking entirely illegal. A new law in 1976 set a certain amount of dowry to be permissible where the bridal gifts and marriage expenditure could not exceed 50,000 rupees (about $900). But as was seen in this case, the lack of social responsibility and firmly rooted trends rendered this law practically void. Copia de um Nikkah
We don’t need facts and figures to tell us about the havoc dowry is causing for the middle class and lower middle class families. All of us have undoubtedly witnessed distressing cases within our families and the families of our friends, neighbors, cleaning women etc. etc where the good looking and educated girls are unable to get married because they don’t have the dowry to fulfill the demands of the greedy, near-carnivorous grooms. We can write and preach all we want but the practice can never really go away unless we show by action that the educated class not only abhors the tradition but has decided to do away with it for good.
Not only should there be no dowry but it should be announced to everyone present at the wedding by the groom’s family that they are taking the girl home in one suitcase of clothes. If she wishes to bring along her personal stuff such as books and memorabilia, that would not constitute dowry that is currently running into lacs of rupees, with furniture for nearly the entire house, fridges, TV, DVD players, microwaves, cars, motorbikes, linen enough to cover every bed for the next generation, crockery, cutlery and what not. Not to mention the 100 dresses that is the standard now with a ton of gold. And I forgot to mention the gifts that need to be given to the groom’s parents, sisters and brothers. Dowry needs to go and it needs to go from the educated and well off families who are not giving dowries but actually competing in society to make sure no one gives better dowry than them. It has become a status symbol but their little game is ruining the lives of the poorer girls. In the process they are setting a craze that is stirring up hell for the middle class and poorer families who are unable to give so much to their daughters. They are relegated to the fate of watching their daughters get old because they don’t have the money for the dowry to satiate the needs of the grooms who get greedier and greedier by watching this ostentatious display of dowry trends set by the better off in society.

Ironically dowry seems to be a highly stable sociological trend in a country where only 56 percent of the people have access to safe drinking water and only 24 percent has satisfactory sanitation. 91 out of 1000 babies die before their first birthday and doctors and health services are available for only 53 percent of the population. So one might think that the citizenry would have other things on its mind rather than dowry? Hardly so. The leader of the CDHP, Community Health and Development program remarked, ‘We would be lecturing them about the use of oral rehyderation solution for infant diarrhea, when they were worried to death about a husband who was becoming addicted to drugs or how to raise dowries for their daughters’. So what is the solution? Though at this point where the menace has permeated into the very fabric of society it could be anyone’s guess but still the first steps need to come from the upper classes that have been at the forefront setting new and mightier traditions in giving and taking dowries.
I personally don’t think any amount of programs or education will do any good in putting a quietus to dowry unless each person stats assessing the situation for what it is and starts making attempts at the personal level to uproot the menace. Society is not the responsibility of one or two people, human rights lawyers and educators. It is the responsibility of every person who constitutes the society. Unless everyone starts making an effort to recognize the social ills that are eroding basic human values at the roots, little can be done. The question is, are we strong enough to meet the challenge??

Friday 15 May 2009

Interview with Musharraf

Para quem vai ficar em casa esse finde e tem tv Cnn, aproveite para ver a entrevista com o Musharraf! Domingo dia 15 as 16:00hrs no Brasil. In Pakistan at 1am
EXCLUSIVE
This week on GPS, an exclusive interview with former Pakistani President Pervez Musharraf. If Pakistan and Afghanistan are the biggest global stories of the moment (and they are), the man who can shed the most light on them is surely Pervez Musharraf - the man who resigned from power in Pakistan just nine months ago. Make sure not to miss GPS this Sunday(15th) at 1pm and 5pm.


QUESTION OF THE WEEK
Next week former Pakistani President Pervez Musharraf is on the show. What questions should Fareed ask him? Tell us what you think and why. Email us at GPS@cnn.com




Musharraf not ruling out running for office

Former Pakistani President Pervez Musharraf, who took control in a bloodless coup and left office under threat of impeachment, is not ruling out the possibility that he'll run for office once the law allows.

Musharraf, speaking on CNN's "Fareed Zakaria GPS," said he wishes the current government well and that he "would be the happiest person" if the nation deals well with threats such as the growing political and martial strength of the Taliban.
"But one is concerned about Pakistan, certainly," he said on the program, which is scheduled to air Sunday. "One does get concerned about where are we headed and what are we doing.
"If
Pakistan is in trouble and if any Pakistani, myself included -- if you can see that we can do something for it -- well ... my life is for Pakistan," he said.
Musharraf, once Pakistan's army chief, resigned under intense political pressure in August.
He had swept to power in 1999 in a bloodless coup, removing Prime Minister Nawaz Sharif and appointing himself president in 2001, while remaining the head of the military.

Considered an ally by the United States in the fight against Islamic extremists in the region, he was criticized for impeding democratic elections in 2008 -- including delaying the elections, suspending the country's constitution, restricting the media and having political protesters arrested.
Ultimately, his political party -- Muslim League-Q -- finished third in the voting and he stepped down only after the ruling coalition announced it would seek to impeach him.
But now, President Asif Ali Zardari has public approval ratings around 19 percent. When asked by Zakaria if Zardari has the public backing needed to fight the Taliban, Musharraf suggested he does not.
He noted that Zardari, the widower of former Prime Minister Benazir Bhutto, was elected by two-thirds of Pakistan's parliament.

"Democratically, he's elected by two-thirds. And these are the people who are the representatives of the same people you're talking of -- 19 percent in favor ... ," he said.
"So, there's a dichotomy. You can analyze it yourself."
Some 1.5 million people have been displaced by 10 months of fighting between the Pakistani military and the Taliban along the country's border with Afghanistan, the chief minister of North West Frontier Province estimated Thursday.
With a government offensive against the
Taliban nearly three weeks old, a spokesman for Pakistan's army insisted that the military intends to drive the Taliban out of the contested area. Musharraf said deals with the Taliban several years ago that allowed the group some power were a mistake because "it was not from a position of strength" by Pakistan
But, if the military is able to take the upper hand, more deals may be needed to calm fighting by the fundamentalist group. Any deal, Musharraf said, would require that the Taliban in Pakistan not support
Al Qaeda and not go into Afghanistan to fight against U.S. and coalition troops.
"I think the line of going for political deals, political compromises, is correct," he said. "We must do it -- even if we are doubtful of some of the people involved in the signing."
Musharraf said the laws under which he stepped down would allow him to run for office in Pakistan in six months -- although he doesn't intend to do so.

"We're not running for office in six months," he said. "I'm on lecture circuits. I'm enjoying this professional activity of giving lectures, which I could never imagine, as a military man, that I'd be doing."
Then, if Muslim League-Q asked him to run as their presidential candidate? "They haven't asked me yet," he said. "Let them ask me first and then I'll reply."



Prefiro o Musharraf no poder do que esse Zardari... todos sabem que ele matou sua esposa a Benazir... o cara esta estancado la no poder sugando tudo o que pode e nao faz nada... Musharraf foi corrupto, mas pelo menos fez algumas coisas, como o Passaporte.. nem isso o povo tinha descente.. sabe aquela coisa de 1900? Olhos: Dois, Nariz: um, Cabelo: tem... ahuahuhaa uma coisa bem assim. Tambem mandou registrar o povo, todos adquiriram a carteira de Identidade! Quem depende da Net pra falar com o namopak sabe quanto utimamente tem faltado luz la...
Ja notaram o tamanho do interesse dos EUA no Paquistao? Ja se perguntou o porque?






Mitos sobre o Paquistao- Carol Responde

ADoro! Recebi muitas duvidas por emails..
Carol Desvenda os Mitos do Paquistao!!!!!


Tem leite condensado no Pakistan ???
Tem, nunca provei, mas me disseram que era ruim, entaum levei o meu haaahuaha
Fiz brigadeirao de panela .. ele num gostou =(

Tem refrigerantes que não sejam de cola (coca cola, pepsi)?
Tem sim, seven up e sprite, Miranda (laranja) que eu vi ehehhe, devem ter outros

Tem algum outro tipo de pão que não seja o roti ??
Tem simmmmmm, varios tipos, existem padarias otimas, num achei bisnaguinha e pao frances, mas tem uns otimos e caloricos.

Tem queijo prato ???
Nao vi, deve ter o queijo, mas nao devem cortar como aqui

Tem café ??
Tem simmmmmmm, cafe, cappuccinoo, otimo por sinal! Chai, muitooo black tea com leite!

Tem feijão preto?
Deve ter mais num, nao sei fazer feijao entaum nao procurei heeehe

Mulheres pódem ir nos cibers café ???
Podem sim, eu ja fui varias vezes, mas eh melhor ir acompanhada para num ser assediadas por perguntas. E muitas vezes os Pak vao la pra ver pornos... filmes ileguais, jogar.. entuam eh bom procurar um local bem clean.

Tem emprego para as mulheres .??
Commmmmmmmmmm certeza, e o melhor nao ha desigualdade de salario como aqui, ganhamos os mesmoo ou ateh mais como ja vi, otemo ne?

Pakistan fede ???
:D NAo tinti nada! fede nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! isso eh balela, alguns lugares cheiram ruim, tipo perto de lixos, mas aqui no mei bairro tem um riozinho que fede bem mais quando esta calor

As ruas .. são feias ?? algumas sao sim, mal cuidadas, mas eh andavel, acabei de escrever sobre isso no blog


Dica: Hoje a dica vai para essas fotos! Muito boas, otimo para conhecer o lado A do pak, enjoy
http://www.flickr.com/photos/waqas (nao eh meu amore eheh)

Devem ter percebido que essa semana tenho tentado mostrar que o Pak nao eh aquele fim de mundo que muitos pensam (votem na enquete tambem), por isso coloquei essas fotos do Swat Vally!!! Lugar maravilhoso que sonho em conhecer, mas que tem sido destruido, leia abaixo a manteria que meu amore escreveu: http://www.allvoices.com/users/Waqas





Swat valley also known as Switzerland of Asia and heaven on earth is no more a heaven or Switzerland. Here are few images from past and present of Swat Valley. See how this valley has been destroyed by criminals ( Talibans ) In the name of Islam, While these criminals have nothing to do with Islam or any other religion in the world. These images really made me cry and all I can wish is that '' Today we are burning and tomorrow you criminals will burn''

Tuesday 12 May 2009

Vestidos de Noiva!!!!!!

Primeiramente, uns trajes Casual, lindosss, amooo, super chic! Nossa, nao ha como se sentir mais feminina ne?













Diferente das indianas, as paquistanesas so usam sarees em casamentos, no dia a dia usam o tradicional Shalwar Kameez.
Esses bordados sao de matarrrrrrr lindosssssssssssss, amooooooooooooo, dao de 1000 a zero em muitos vestidos ocidentais ne? Preco medio: 1200 dolares.
Cor mais usada: Vermelho
Curiosidade: Branco eh usando para casamentos na Arabia Saudita











http://www.hinab.com/details.htm Amo esse site

Esse eh o meu favoritooooooooo aiiiii que lindooooooooooooooo


LINDOS d+! Qual voce gostou mais?
Amoooooooo de paixao! mto delicadooooooooooo lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooo
amo o pak, estou morrendo de saudades =( de tudo, como eu queria que essas roupas fossem mais em conta, quem sabe assim eu aposentasse meu jeans e meu amore parasse de reclamar que o povo me encara hauhauaha

Followers

Blog Archive

Search This Blog