Thursday 8 January 2009

Moharum-ul-Haram


Este eh um 'feriado' que aconteceu e hoje, eh um dos dias mais triste para os Muculmanos, porque nesses dias a familia do Profeta Maome foi morta de forma brutal, incluindo bebes, criancas, mulheres, idosos, pelo o rei daquele tempo no Iraque, Bagda. Tudo isso aconteceu porque ele quis roubar a terra deles, e queria que o sobrinho do profeta aceitasse ele como seu senhor.
Os xiitas sao mais sensiveis a esse incidente, ficam a toda toda e tambem nas ruas se auto-flagelando pela memoria dos mortos.

Para quem num sabe os muculmanos se dividem em dois: Xiitas e Sunitas. Basicamente a diferenca eh que os Xiitas aceitam um outro profeta tambem chamdo Ali.
Esse dois dias quase todos os comercios ficam fechados, as pessoas evitam sair nas ruas por causa do risco de homens-bombas. Mas antigamente as pessoas constumavam sair nas ruas para ver a auto-flagelacao e cantos que eles entoam.

3 comments:

Jules said...

GRAÇAS A DEUS meu namorado não está no pak nessa data. Eu fico aflita sempre na época do Moharram por causa da flagelação.
Será que eu sou a única mesmo que tem um namorado xiita?
Eu queria tanto saber como outras meninas lidam com isso... por curiosidade mesmo, pq eu, de certa forma, já aceito.

Marina said...

É carol, os xiitas tem umas coisas que eu não entendo... para os sunitas, a auto-flagelação é condenável, vc não pode fazer nada de mal ao seu corpo.
No Egito naõ tem nada do tipo, acho que eu ficaria assustada!!

Beijos

Carol said...

hum eu nem sai de casa....praticamente
acho q no Iran eh aonde tem mais xiitas

Followers

Search This Blog