Tuesday, 23 June 2009

O que aprendi com os muçulmanos

Enquanto eu busco mais informacoes e vontade pra falar sobre a Sharia, vou falar desse tema que acho bacana tambem, ha um certo tempo (2 anos) e penso nisso..

Hoje eu postei bastante ne? Tem semana que eu nao posto tanto quanto hoje ahuahuahuaha

Entao vou dar meu testemunho com relacao ao que presensiei e senti convivendo com um Muçulmano mais de 3 anos e 4 meses em um pais que eh uma republica islamica. (ainda estou sem acento no teclado, sei la o que eu apertei..leigaleiga).
Eu perbeci que as mulheres sao mais devotas, isso eh o que vi ok? Nao estou generalizando, porque por elas (maioria) nao trabalham fora ou somente meio periodo, teem mais tempo para rezar, apesar que os homens vao mais a mesquista, especialmente as sextas, quando eh obrigatorio (como Domingo para nos Cristaos). Acho bonito o ato (posicao)de devocao ao se rezar, o compromotimento de muitos, o anuncio da oracao 5 vezes por dia (Azaan) tenho inclusive no meu celular. Acho bacana o objetivo de ir pelo menos uma vez na vida ate a Mecca para pedir perdao dos pecados..

Eles sempre pedem que seja feita a vontade de Deus- Inshallah! Obrigada a Deus Mashallah, entre outras. No Paquistao me senti voltando no tempo, na epoca Biblica, tipo junto com Abraao (que tambem eh considerado um grande profeta para eles), a sensacao foi retro, porem me senti perto de Deus, um povo humilde, senti que Deus me ouviu.

Por total ignorancia, realmente ignorava, eu me vestia de forma qualquer, nem tinha nocao da visao que as pessoas tinham das brasileiras, aprendi a me dar mais valor, apesar de que ao ver agora por outro angulo e nunca fui vulgar; me visto de maneira normal, porem nao me exponho, tentei me adaptar ao que ele me pediu, e nem mesmo por isso deixei de ser eu (leiam o post nao vou ceder, explico o que cedi nas roupas) ate porque pra mim foi natural, foi uma escolha minha para que agente "desse certo".

Gosto de ver que muitos param para fazer as oracoes, porem quem trabalha quase nao o faz, ou faz em outro horario, mas isso eh pessoal de cada um com Deus.
Achei muito bacana o respeito com livros sagrados, como eles respeitam, nao colocam em qualquer lugar, nao usar em baixo do braco, nem colocam em sacolas, nem usam pra se abanar (ja vi alguem fazer isso com uma parte da liturgia da Biblia), acho que eh o certo, eh um livro sagrado, inspirado e escrito por Deus tem que ser respeitado, e muitas vezes nao se eh passado, eu sei porque fui catequista.

Outra coisa que acho muito boa, eh se lavar antes de rezar, achei um ato muito respeitoso, por isso antes de tocar na Biblia hoje em dia pelo menos lavo minha mao.

Nem por isso me tornei muculmana, sempre fui catolica praticante e minha familia tambem, de grupos de jovens, catequese, encontrinho e encontro de casais. Por isso, no comeco tive muitos problemas com ele, agente brigou bastante, ate que entramos em um acordo, tentamos entender a religiao do outro ou pelo menos respeitar.


So ha uma coisa que eu acho que falta no islamismo, pelo menos eh o que eu percebi, a falta do perdao. DENTE POR DENTE, OLHO POR OLHO.

Eu sei que cada pessoa eh uma pessoa, porem uma parte da Sharia (lei) permite a vinganca, exemplo: seu filho foi morto, voce decide o que faz com o assassino.. e uma das suas opcoes eh mata-lo como seu filho foi morto. (muculmanos online, me contem sobre o perdao, porque nao presenciei, vi vingancas e muita magia negra la).

Mas Jesus disse: UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU: QUE VOS AMAIS UNS AOS OUTROS; COMO EU VOS AMEI A VÓS, QUE TAMBÉM VÓS UNS AOS OUTROS VOS AMEIS.NISTO TODOS CONHECERÃO QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS, SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS.Jo 13.34-35.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.


Acho otimo o fato de ser proibido alcool, quantas pessoas e familias sofrem por esse mau. Algumas das similaridades que nos ajudaram, vejam a foto acima, seria esse tipo de terco, nao sei o nome, mas tambem achei legal. Ele acreditam que Jesus seja a alma de Deus, apesar de que nos Cristaos acreditamos em um pouco mais que isso.
Tambem sobre Maria, que acho que muculmanos chegam mais proximos ao que eu acredito, que eh virgem, pura e mae de Jesus, coisa que ate muitos evangelicos nao acreditam; gosto muito do respeito que eles tem por Maria.
Em algumas coisas Muculmanos sao mais proximos dos judeus, em outras os Catolicos sao, mas ambas as religioes tem muitas coisas em comum.

Bom, espero que nao fique polemico e que respeitem o meu ver, mas claro que aceito a opniao e resposta de todos, afinal, ao passo que decidi escrever e me expor sabia de todos os "riscos".

obs: Achei esse livro quando buscava figuras pro post, alguem ja leu? Nao sei se fala mal ou bem, mas se alguem conhece me conte, segue a foto e descricao:


Os muçulmanos constituem uma ameaça ao mundo ocidental? O islã é uma religião de violência? Por que o islamismo é a crença que mais cresce em todo o planeta? Como sua bela e rica tradição cultural convive com a profusão dos homens-bomba, dos atentados em série e do terrorismo em larga escala? Para responder a essas e outras perguntas, Peter Demant, um dos maiores especialistas internacionais no assunto, escreveu O MUNDO MUÇULMANO, um livro provocativo e esclarecedor. Uma obra monumental do ponto de vista histórico, que rastreia as origens do mundo muçulmano, discute seus impasses contemporâneos e aponta as ações que precisam ser desencadeadas para se evitar uma ameaçadora "guerra entre civilizações". A tarefa é complexa - e da maior urgência. Este livro procura colaborar com ela.



Se tiver algo escrito errado, ai desculpa ja sao quase meia noite, estou com muito sono e amanha acordo as 5 =( fuiiii

8 comments:

Mel said...

Carol,adorei esse post.
Estou escrevendo um parecido no meu blog,sobre oque eu penso sobre os muculmanos que conheci ate hoje,posso linkar esse post no meu?

Marina said...

Carol, fiz um post sobre a sharia hj lá.. .está bem completo.

Então, sobre esta coisa de olho por olho, acho que vai muito da pessoa em si, pq no Islã o correto é perdoar e deixar para Deus o julgamento final. Essa coisa de magia e tal, é puraa superstição e altamente condenável no islamismo, por exemplo.
Bom, depois olha lá e pode fazer perguntas, tem coisas que com certeza para nós ocidentais é meio difícil de entender!
beijos

Ana said...

Olha, eu nao tenho muito a opinar dessa vez, mas toda essa discussao sobre o islamismo esta muito interessante, o maximo que posso dizer eh que estou aprendendo um monte!!!

Ahhh vou te linkar no meu blog!!

Bjocas

Feibis said...

Oiee, deixa eu dar o meu pitaco sobre o post lá das mulheres.. O meu pak já comentou uma vez que mulheres sofrem por lá, o "algumas" foi eu q coloquei porque eu nunca gosto de generalizar as paradas.... Eu não acredito no q a mídia diz, mas como foi ele quem falou, eu fiquei meio com medo até de evisitar o país, mas eu já mudei de opinião, keruuu ir no pakk =) haha... Mas é claro q seria mto bom se as mulheres tivessem mais liberdades!!! Bem, como eu disse, sou Cristã, nunca cheguei a brigar com o meu amor sobre religião, mas adoro conversar sobre o tema com ele.. Fazê-lo repensar algumas coisas sobre o nosso amado Jesus que é mto mais do que eles pensam.. Bem, estudei mto já sobre o islã, para poder entendê-lo, tenho família mulçumana q mora na Síria até, rsrs.. Adorei o seu post sobre o tema, eu adimiro mto o respeito e devoção que eles têm, adoraria se alguns Cristão tivessem o mesmo =/ !!(Carol, não tenho um blog, mas o seu blog está entre os meus favoritos no IE. Eu já postei aqui com o nome de Lenon, havia perguntado sobre religião e vc me respondeu!! Mto obrigada, vc escreve mto bem e seu blog aborda várias questões de uma forma ótima, vc parece até jornalista.. Continue assim, aqui é um arrasoo!! =) Bjitos s e fique com Deus

Carol by Carol said...

Jarid- que bacana =), espero que sua mae tenha gostado

Mel- que bom que voce gostou, claro mel pode sim!

Marina- obrigada, ja li

Ana- sem problema, obrigada =)

Feibis- ahhhh que otimo, amei o elogio, ate pq vou comecar a estudar comunicacao eeeeeeeeeeeee
bom, saber que ja levo jeito

Marina said...

Carol, vc vai fazer jornalismo?? que legal! bem vinda ao clube ehehe

Carol by Carol said...

Marina- vou sim hehhehehe gostei do curso, comeco no meio do ano, em breve posto sobre issso =)

Ursinhu da Juh =] said...

Carol tudo baum =]. Carol eu sou evangelica e eu ja percebi que tem um confusao quando o assunto é MARIA. ( eu nao to criticando nao viu , num pensa mal nao por favor )
Intao, nos evangelicos acreditamos na existencia de MARIA que ela era virgem e deu a luz a JESUS, a parte que difere é que nao colocamos a ela divindade alguma, quer dizer nao a temos como santa entende.
Na verdade a confusao se da porque nao acreditamos em nossa senhora aparecida, ou seja Maria mae de JESUS é uma , nossa senhora aparecisa é outra . Acho que consegui me explica kkkkkk.

Bjuuuu linda
fica com DEUS , ah eu nao escrevo nda certo viu kkkkk

Followers

Blog Archive

Search This Blog

Loading...