Saturday 8 August 2009

Curiosidades, trânsito, cidade, tradição...

Se agente fosse comparar o Paquistão com Sampa.. ficaria devendo um pouco, algumas mudanças que foram feitas aqui tem me agradado bastante;

Por exemplo, no pak outdoors (billboards) estão em todos os lugares, assim, uma enorme poluição visual de todos os tipos e tamanhos.

Por isso fiquei muito feliz quando uma lei proibiu esse tipo de mídia, apesar de tirar o emprego de algumas pessoas e tal... mas isso já é outro assunto.

Não entendo nada de cigarro, mas percebi que no pak o cheiro dele é bem diferente, não te deixa com o cabelo e as roupas fedendo! Não sei porquê, mas tem cheiro de com se fosse um fósforo acesso, algo do tipo. Já aqui, a fumaça dessa bagaça contagia o ambiente, aff ainda bem que implantaram essa lei que proibe fumar em ambientes fechados, obrigada! Meus pulmões agradecem.

Detalhe, quem pensa que Shisha (arguile, narguile) não faz mal a saúde se equivoca..

Uma coisa que acho mais ou menos bacana no pak é que os ônibus possuem uma separação para homens e mulheres, isso mesmo, nada de se sentar ao lado do amoreco, você vai na frente com a mulherada, e tem uma gradinha que faz a separação. Alguns ônibus, aqueles coloridos, cheio de coisinha pinduradas se é permitido a mistura dos sexos, mas cuidado com a cabeça, o teto é baixo e eu bati o cabeção hahuahauauuaha.
Isso mesmo, eu experimentei vários tipos de transporte lá, desde táxis, riquixas, ônibus, carros...
e digo que a coisa é precaria, se aqui não se pode andar sem cinto de segurança, lá muitos carros nem retrovisor tem! huahuahuahuahuhaa só rindo mesmo.


Obs: existem ônibus somente para mulheres, tem cor rosa, um charme!
Cuidado com afetos nas ruas, contato entre homens e mulheres é totalmente proibido, sem beijinhos, abraçoes. etc.. Mas ele sempre pegava na minha mão para atravessar a rua.. que fofo hehehe, eu sempre queria andar com as mãos dadas, mas ele morria de vergonha, porque ai que o povo nos encarava mais.

Ao se casar, eles não trocam alianças =(, somente a noiva usa o de noivado e pronto! Um ou outro casal usa, principalmente aqueles que vieram do Afeganistão, foram criados no exterior ou se casaram com alguma extrangeira.

Os homens não usam ouro amarelo, então se você está sonhando com a aliança de casamento.. peça ouro branco... fazer o que né? Vai do gosto de cada um.
As paquistesas tentam ser sexy, mas elas acabam ficando meio vulgar, porque exageram no make e nas bijus. O tradicional Shalwar Khamiz foi mudando conforme o tempo, agora elas fazem mais justo e para passar na pancinha utilizam um ziper nas costas!!!! Tudo para ficar bem justinho e mostrar o corpo de uma forma disfarçada.....

Além disso, reparei que eles (homens) acham que rabo de cavalo é sexy! tendeu? Porque mostra o pescoço e tals; já as gurias sempre usam soltinho, não conte esse segredo pra elas.. hehehehe


Nunca fale mal da barba de um homem, para eles é como se fosse um artigo religioso, quem é muçulmano pode explicar melhor, mas eu desteto barba, pinica, encomoda, eu acho anti-higienico... Um dia estavamos num restaurante, e o cara que cozinhava tinha uma barba enormeeeeeeeee, eu falei para ele credo.. ele me repreendeu! Disse que o cara tinha direito de ser com ele quisesse, eu disse sim, claro, mas na cozinha???? E se cair algo na nossa comida? E não deu outra.... pêlo na sopa!
Detalhe: para a barba ficar charmosa, eles passam henna .. ai fica assim vermelhinha hehe



aii quanta coisa!
dei uma atuiza nos meus tópicos,... e ainda tem maisssssss aguardem!
bom finde

3 comments:

Anonymous said...

Amei!

Quanto à barba, antes eu não gostava, mas mudei de idéia depois de conhecer os sikhs! Hahaha!

Gosto muito dos costumes muslins, inclusive o da barba. Como eu disse uma vez no blog da Marina, temos a mesma base de fé e tanto os muçulmanos quanto os judeus são pessoinhas que amo demais, adoro as barbas e tudo que usam para cobrir a cabeça em submissão a Deus.

Amei aquele ônibus todo colorido cheio de penduricalhos!!

E as meninas são lindas, amo demais essas cores de pele e cabelo. GRAZADEOS que me pareço, heuhauhea!

Beijos! =)

Unknown said...

Aslam Alaikum...
Como vai?
Amei a narrativa sobre como é o Pak. Sabe... Eu estava procurando filmes iranianos e daí entrei no seu blog. Eu namoro um garoto paquistanês, eu sou do Rio e cara desde 13 anos eu sou apaixonada pelo Paquistão, Afeganistão, Índia, Israel e etc. O motivo de tanto amor se deve ao primeiro livro que eu li sobre o extremo oriente: "a terceira xícara de chá", o máximo! E depois muitos outros como: " o livreiro de Cabul", "A cidade do Sol", etc. Filmes iranianos como " Filhos do Paraíso"... Então, eu até já li o Alcorão "al Q'uran"... Bem diferente da "Bíblia Sagrada". Eu ainda não posso visitar o Pak devido não ter completado 18 anos de idade. Mas quando completar viajarei por todo o Oriente. Eu sou apaixonada com a cultura oriental. Amo meu país mas meu sonho é fazer curso de urdu, árabe e quem sabe morar lá... Ahhh!!! Se você souber de algum site de urdu me envia? Esse idioma é tão desconhecido no Brasil!!!... Bom estou lendo suas narrações. Boas viagens para você! E quem sabe nos encontramos um dia no Pak... hehehe INSH ALLAH!!!!!!!
Beijos

Marcos dos Santos Pires said...

Stéfani: Sei que sua postagem foi há mais de dois anos atrás. mas quanto ao curso de Urdu tente o Live Mocha. É gratuito e te dá uma base do idioma. Abraços.

www.livemocha.com

Followers

Blog Archive

Search This Blog