Friday 5 December 2008

Filme que recomendo



Recomendo o Ae fond Kiss
Apesar de num ser um filme paquistanes, tem um pak como ator principal e fala da cultura e casamento com estrangeira.

Fond Kiss... (International: English title) (alternative spelling)
Bacio appassionato, Un (Italy)
Beso, Un (Spain)
Just a Kiss (Europe: English title)
Sólo un beso (Spain)

Aqui, focaliza os preconceitos raciais, dos dois lados, que atormentam a história de amor de uma jovem escocesa e um filho de imigrantes muçulmanos do Paquistão. Um filme simples e tocante.

Casim Khan (Atta Yakub) nasceu e cresceu na Escócia, filho de família muçulmana originária de Punjabi, na Índia. Quando conhece a jovem Roisin Hanlon (Eva Birthistle), uma loura escocesa puro-sangue, professora de música, é paixão à primeira vista, recíproca. Mas os dois jovens enfrentarão a partir daí a oposição cerrada de todos que os cercam. Os pais do jovem imigrante já haviam acertado o casamento de Casim com sua prima Jasmine (Sunna Mirza), e não admitem a possibilidade de ele não cumprir a palavra empenhada por eles - quanto mais para ficar com uma escocesa. Roisin, por seu lado, enfrenta duro preconceito na escola católica onde quer ensinar.

O que o filme de Loach realça, deixa claro, é o absurdo anacromismo de uma coisa destas - admissível na Verona do século XVI de Romeu e Julieta - estar existindo ainda hoje, num país altamente civilizado, democrático, aberto. Não conseguimos avançar nada, desde os tempos da briga entre os Capuleto e os Montecchio.

O filme foi exibido e premiado no Festival de Berlim; teve, em festivais mundo afora, sete prêmios e outras 11 indicações.

Pedacinho do filme proces:


5 comments:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Everyn Palhares said...

Já assisti esse filme 5418745165462564955641856265 vezes, inclusive com meu marido grudadinho uiiiii...lololol...Amooooo, my fav movie EVER!!!
Ahhh...amo tbm o VEER-ZAARA...Altamente recomendo, eh tudah!!!

Jules said...

Yaay também sou fã do filme! ...Embora ele me assuste um pouco, heheheh.
Além do Veer-Zaara (top top!) que a Eve recomendou eu também dou a dica do Khuda Ke Liye (In the name of God) ou alguma coisa parecida.
Temática Pak ao extremo e com uma música pra lá de supimpa! :P

Jules said...

Na real que meu bofe devia ver esse filme.

Carol said...

ju sua feiosa ja estava pronto o post desse filme, ja j posto hehehe

Followers

Blog Archive

Search This Blog