Tuesday, 23 December 2008

Filme que recomendo

By Mishy

Entre Dois Mundos

O filme “Entre Dois Mundos”, dirigido por Vic Sarin, mostra o quanto o preconceito e o ódio inspirados pela religião podem ser destrutivos. Com o fim da dominação inglesa sobre a Índia, em 1947, o país passou a enfrentar os efeitos do esfacelamento e da intolerância entre muçulmanos, sikhs e hindus. De início, a divisão em duas nações distintas - Índia e Paquistão - foi bem acolhida por alguns muçulmanos como uma solução para os conflitos inter-religiosos. Mas essa iniciativa acabou gerando uma migração em massa, obrigando os hindus a abandonarem suas terras e viajarem para o sul, enquanto os muçulmanos se deslocaram para o norte. Milhares de pessoas, ao cruzar a fronteira, foram assassinadas, especialmente as mulheres.

Num desses ataques contra um grupo de refugiados muçulmanos, Nassem (Kristin Kreuk, de Smallville) é salva por um ex-soldado sikh chamado Gian. O jovem, cansado dos horrores da guerra, se refugia numa vida simples de agricultor e se vê obrigado a enfrentar os próprios conterrâneos para defender a moça por quem acaba se apaixonando.

É um drama bem construído que mostra que o amor verdadeiro pode sobrepujar diferenças raciais e religiosas. O caráter bondoso de Gian e sua decisão de acolher a muçulmana Nassem até lembram a história bíblica de Rute e do nobre Boaz.

Quando Nassem descobre que sua família está viva no Paquistão, o que parecia a possibilidade de um feliz reencontro acaba se tornando no pior pesadelo de sua vida.

Infelizmente, a tragédia retratada no filme parece longe de ter fim, já que, desde sua independência da Grã-Betanha, a Índia e o Paquistão já travaram três guerras pelo controle da Caxemira, que foi dividida entre os dois países.

O filme é bom, mas deixe algumas caixas de lenços à mão...



voce tem alguma dica de filme ou livro relacionados ao Pak? me envie como sugestao
Abracoes

6 comments:

Pakileña... said...

Mokinha..é sempre bom colocar a fonte de onde vc tirou o texto, pra evitar reclamações dos autores e etc...FIKADICA...;)

Camila Vieira Andrade said...

Yasmin (2004)
A young Muslim woman living in Britain campaigns for the release of her immigrant husband from his detainment in a holding centre.

Assisti essa semana e valeu a pena.. é um filme arte.. parado, mas mostra um pouco sobre o preconceito
beijo!

Jules said...

Eu assisti esse filme há algum tempo. Muito bacana mesmo! Mas vale lembrar que, de acordo com o Quran, uma mulher muçulmana só pode se casar com um rapaz muçulmano...
Assim como no filme VeerZaara, uma Pak se apaixona por um indiano e a polêmica fica solta.

Marina said...

eu já vi este filme, bem triste mesmo... tipo deprê total do meio para o final!!!

Tem um filme sensacional da BBC que chama "Neste mundo", que é a história de dois refugiados afegãos que querem chegar até Londres (mas indo de carona e navio, sem avião.). Mas agora não lembro se mostra eles no Paquistão ou no Ira, só sei que é fantástico!
Beijos

Carol by Carol said...

Obrigada gurias

Carol by Carol said...

Camila- Eu assisti Yasmin, eh bem interessante tb, gostei pq ela tinha vergonha de ser muculmana mas depois muda

Followers

Blog Archive

Search This Blog

Loading...