Wednesday 19 November 2008

Aonde fica o Paquistão?


A área do Paquistão é de 881 640 km², equivalente à soma das superfícies de França e Reino Unido (ou de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, no Brasil). A região leste do país encontra-se sobre a placa tectônica indiana, enquanto que as regiões oeste e norte estão no planalto iraniano e sobre a placa eurasiática. Com 1 046 km de litoral no mar Arábico, o Paquistão possui 6 774 km de fronteiras - 2 430 km com o Afeganistão a noroeste, 523 km com a China a nordeste, 2 912 km com a Índia a leste e 909 km com o Irã a sudoeste.

O Paquistão possui uma rica e singular cultura que preserva tradições estabelecidas ao longo da história. Muitos hábitos, alimentos, monumentos e santuários são herança dos impérios mogol e afegão. O traje nacional, chamado shalwar qamiz, é proveniente de invasores nômades turco-iranianos da Ásia Central. Nos centros urbanos os trajes ocidentais são populares entre a juventude e os empresários.

A sociedade paquistanesa é multilingüística e predominantemente muçulmana, que tem em alta conta os valores familiares tradicionais, embora as famílias urbanas tenham adotado o sistema do núcleo familiar, devido às restrições sócio-econômicas impostas pelo sistema tradicional. As últimas décadas assistiram ao surgimento de uma classe média em cidades como Karachi, Lahore, Rawalpindi, Hiderabade, Faisalabad e Peshawar, cujos integrantes são considerados liberais, por oposição às regiões a noroeste, na fronteira com o Afeganistão, que permanecem conservadoras e dominadas por costumes tribais centenários. A globalização aumentou a influência da cultura ocidental no país. Cerca de quatro milhões de paquistaneses vivem no exterior, dos quais quase meio milhão residem nos EUA e cerca de uma milhão, na Arábia Saudita. Aproximadamente um milhão de descendentes de paquistaneses vivem no Reino Unido.

4 comments:

Anonymous said...

Seja bem-vinda outra vezzzzzzzzz......

Estou muito feliz que vc etnha voltado....me conte tudo sobre ai.....

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha

Carol said...

Obrigada Fofaaaa vou tentar ao maximo contar as coisas eeeee

Tectuba said...

Para bens para você Carol pelo material do seu blog e pela ideia de apresentar outra cultura para o mundo!
Sou apaixonado pela cultura Muçulmana e pelos países que possuem a mesma, acho que pessoas como você que farão com que todos no mundo parem com o preconceito e conheçam um pouco desta cultura magnifica!

M Mawkitas said...

Oi Carol, eu cheguei ao seu blog através de outro blog e, lendo os últimos posts (2011!!) adorei a temática. Acho que você é uma pessoa extremamente corajosa. Um grande poeta brasileiro escreveu: A vida só se dá pra quem se deu. Acredito nisso.

Gostei tanto do seu blog que resolvi ler do começo (vou começar a fazer isso agora, mas acho que vai demorar uns dias pra ler tudo). Os posts de 2011 são ótimos mas para quem não leu o blog desde o início fica difícil entender algumas coisas como, por exemplo, como você ficou noiva e se casou ou como foi parar aí tão longe! Uau!

Quando se está longe da terra onde nascemos tudo que se refere ao nosso país nos emociona. Fica aqui o grande carinho de uma brasileira de Minas Gerais para você!Qualquer coisa, grite!

Followers

Search This Blog