Sunday 20 September 2009

EID MUBARAK 2009



Hoje se comemora o EID no Brasil e amanhã no Pak.
Desejo à todos, muçulmanos ou não um feliz EID!
Depois de 30 dias de jejum há muito a se comemorarrrrr
No pak essa festa dura cerca de 3 dias, e toda a família de reune um pouquinho em cada casa..

EID MUBARAK- happy EID


Muçulmanos celebram o Eid al-Fitr, que marca fim do Ramadã
Festividade é celebrada em muitos países islâmicos.
Mês sagrado do Ramadã inclui jejum para fiéis.



Eid ul-Fitr (árabe: عيد الفطر) é uma celebração muçulmana que marca o fim do jejum do Ramadão. Eid ul-Fitr significa literalmente "Celebração do fim do jejum". Celebra-se no primeiro dia do mês de Shawwal, o décimo mês do calendário islâmico. Em algumas sociedades muçulmanas esta celebração é também conhecida como a "Doce Celebração" ou a "Pequena Celebração". O primeiro Eid ul-Fitr foi celebrado em 624 pelo profeta Muhammad (Maomé) e os seus familiares e amigos em regozijo pela vitória na Batalha de Badr.
Durante o mês do Ramadão os muçulmanos devem abster-se de fumar, comer, beber, ter relações sexuais desde antes do nascer do dia até ao anoitecer. O festival do Eid ul-Fitr celebra o fim deste jejum, bem como a força que os muçulmanos acreditam ter recebido de Allah para poderem executá-lo. À semelhança de outras celebrações muçulmanas inicia-se como o registo visual da lua nova.

Este festival é assinalado com uma oração comunal a meio da manhã, geralmente realizada em praças ou recintos de feiras, uma vez que as mesquitas não possuem espaço para tantas pessoas.

Antes da oração se iniciar a congregação recita o Takbir, uma prece que glorifica a grandeza de Deus. Depois da oração segue-se um sermão (khutba) e uma oração especial que pede perdão e ajuda a todos os muçulmanos do mundo.

É tradição a realização de um grande almoço (o primeiro almoço que os muçulmanos tomam após o jejum diurno de um mês), geralmente na casa de um parente mais velho. As crianças recebem prendas, que podem ser novas roupas ou dinheiro.


Grupo de meninas paquistanesas mostram as mãos pintadas com henna para a celebração do fim do Ramadã (site uol)

3 comments:

Tô nos 30 e agora????? said...

Oie ... sei que é difícil mas nem foi 30 dias, pelo menos aqui no Egito foram 28 porque começou no dia 22/08. Aqui são 3 dias de festa também. Hoje pela manhâ, teve uma reza e um chamado diferente ..... o homem passou 45 minutos só falando Allah Akbar!!! E, depois a tradicional reza. Muito lindo, todo mundo até altas horas da madruga na rua, andando e comendo, comendo, comendo ... heheheh
bjkas e Eid Mubarak pra ti também!!!

Ursinhu da Juh =] said...

Infelizmente no Brasil essa festa nao é tao repercutida, maaaaaas se DEUS quiser ainda vou passar essa data em um lugar de bastante festa e alegria =] bom Eid pra todo mundoooo \O/

Unknown said...

é maravilhoso! aqui em São Paulo pouco se Fala ..mas tenho amigos muçulmanos que são maravilhosos afff..quero muito passar alguns dias com eles nessa comemoração para aprender mais..beijo!

Maria

Followers

Blog Archive

Search This Blog