Tuesday 2 October 2012

Detrans proíbem muçulmanas de cobrirem cabelo em fotos de CNH

saiu na folha hoje: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1162393-detrans-proibem-muculmanas-de-cobrirem-cabelo-em-fotos-de-cnh.shtml


chocada?

de todo o país vêm obrigando mulheres muçulmanas a tirarem o véu para a foto da carteira nacional de habilitação, em contrariedade à Constituição Federal.
'Não é um lacinho que você tira quando quer', diz mulher
Os órgãos entendem que o adereço viola uma resolução nacional do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que proíbe o uso de qualquer acessório que cubra parte da cabeça do condutor na foto.
Para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), porém, a retirada do véu não é obrigatória, em respeito à liberdade religiosa prevista pela Constituição. O departamento orienta apenas que nenhuma parte do rosto da motorista fique coberta.
A Folha consultou os Detrans de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, onde ficam as maiores colônias islâmicas do país --há 1,5 milhão de muçulmanos no Brasil. Apenas o de São Paulo permite o uso do véu religioso na foto.
No ano passado, porém, uma muçulmana foi impedida de realizar uma prova do Detran em São Bernardo do Campo, já que se negou a retirar o véu. Na ocasião, ela chamou a Polícia Militar e registrou queixa na delegacia.




OUTROS ESTADOSA União das Entidades Islâmicas do Brasil diz que o problema ocorre em outros Estados. Os Detrans do Paraná e do Rio afirmam que seguem a norma nacional e que jamais receberam alguma orientação clara do Denatran a esse respeito.
Questionado pela reportagem, o departamento não esclareceu se irá ou não enviar comunicado sobre a exceção à regra aos órgãos estaduais.
Em Foz do Iguaçu (PR), onde fica uma das maiores colônias muçulmanas do Brasil, a Câmara Municipal pediu no mês passado maior flexibilidade ao Detran, para não constranger as mulheres.
O órgão diz que nada pode fazer. A única medida tomada no Estado, também adotada no Rio, é tirar a foto numa sala em separado e com a presença apenas de mulheres.
A restrição não se aplica a outros documentos. No caso do passaporte, a Polícia Federal diz seguir orientação internacional que admite o véu, desde que o rosto fique completamente visível.
Já para a foto do RG, a permissão depende da orientação de cada Estado.


Lei que fica contraditoria ao pronunciamento da Dilma ne? Achei que o Brasil estava evoluindo quando ela mandou prender o CEO do google se ele nao tirasse o video contra os muçulmanos do ar e ele foi preso.. pensei wow Brasil dandos sinais de pais de primeiro mundo.. mas agora que isso? aff... porque se meter nisso? Mais problemas sem necessidade!

3 comments:

paquistanesa ocidental said...

Pois é! essa história deu um rolo! realmente é coisa de país atrasado!

Beijos

Nadja Kari said...

Legais as informações que você postou. Acho realmente que muita dessa discussão é desnecessária, que a mulher que expressa sua religião dessa forma não deveria retirar seu véu para a foto (principalmente se ela não o retira para dirigir), mas eu também penso que estando no Brasil... onde infelizmente o jeitinho e a sacanagem com o outro acontecem com frequencia, a mulher muçulmana deveria trajar um véu que permita que seu rosto ou a maior parte dele seja visto.
Por exemplo... se o véu utilizado é o Niqab, há a possibilidade de alguém se passar pela moça para se safar de algum delito (e ainda inflingir alguém inocente).

Mas também penso que este não seja o caso discutido. A verdadeira discussão é religiosa e não acho que ninguém tenha que se despir de algo religiosa para realizar algo não religioso (tirar foto, dirigir, ir para a escola). Se fossemos falar de algo comum a todos, não religioso...ninguém estaria discutindo isso.

A maioria dos defensores de que as muçulmanas devem retirar o véu, o fazem dizendo que eles mesmo tiram o chapéu, o arco, a fita, etc para fazer o que quer que seja, no caso tirar a foto da CNH. Mas o que eles não entendem é que o valor de seu chapéu, de seu arco ou fita NÃO é o mesmo que o véu para uma muçulmana.

Eu, que não sou muçulmana, se usasse o véu por achá-lo bonito NÃO me sentiria mal de ter de tirá-lo para tirar fotografia, afinal ele não é uma representação de minha crença, de meu Deus. Mas para alguém que vê em seu uso uma expressão de seu amor para Deus e sua crença, tirá-lo pode soar até como uma ofensa!

Desculpe se falei bobagem... mas também quero entender melhor porque as pessoas as vezes não entendem as diferenças de religião.

stéfani said...

Sensacionalista demais esta notícia.

O que não é permitido é tampar a cara. Niqab e burqa são os que tampam.

Quanto aos outros estilos de véu, como disse o próprio Denatran, as fotos de muçulmanas com véu estão liberadas por respeito a Constituição.

Acho até lógico proibir tampar a cara toda, pois imagine como poderia se identificar uma pessoa vestida assim? Isso causaria um grande problema de segurança.

Followers

Search This Blog