Friday 19 December 2008

Casamento e Tradicoes

Shaadi by Jules Lied =)
Esse é o nome de um casamento no Paquistão. Exótico, belo e algo que parece ter saído de um conto de fadas – é tudo isso e mais um pouco para o nosso ponto de vista ocidental acostumado com os vestidos brancos, igreja e bouquet. E se no Brasil o casamento já é um mega evento, no Paquistão a coisa é gigantesca!

Um Shadi tradicional (ou Shaadi, de acordo com a pronúncia) dura cerca de 4 ou 5 dias e é dividido em diversas etapas, ou cerimônias.

No primeiro dia, acontecem duas festanças. Uma na casa da noiva e uma na do noivo – os dois, a partir de hoje até o dia do matrimônio em si, não podem se ver. Ambos noivos e respectivas famílias vestem-se na cor amarela e celebram a união de seus filhos.

No segundo dia, acontece a cerimônia chamada Mehndi. Muita música, dancinhas típicas e, é claro, tatuagens de henna nas mãos, braços e pés da moçoila. Neste dia é comum a família da noiva presentear ao noivo a roupa do casório e a família do noivo presentear a futura nora com roupas também. As celebrações podem durar a noite toda.

O terceiro dia, ou a etapa seguinte, é assinar o Nikkah – o acordo do casamento muçulmano. Os noivos ainda não se vêem e assinam os papéis separadamente, mas na presença de um líder religioso.

O quarto dia é o casamento propriamente dito, o Shaadi. O vestido da noiva é tradicionalmente um tom vermelho, adornado com bordados e pedrarias e acompanhado de um véu igualmente enfeitado. E jóias, pencas delas! Já o noivo veste, geralmente, um Sherwani – uma espécie de terno/túnica bordado, incrivelmente elegante, e um turbante.

A cerimônia geralmente acontece num salão bem amplo e os noivos sentam em uma espécie de divã situado em um altar. Ali, em posse do Quran (Al Corão), algumas passagens são recitadas. Em seguida, os noivos se olham através de um espelho. Estão casados.

O último dia de festança é chamado de Valima. Os recém-casados são os anfitriões de um grande banquete servido para seus muitos convidados.

O vestido de noiva

Vai da preferência da pessoa, creio eu.

Lengha (ou Choli) são a opção número um, mas o Sari também é uma bela opção.

Os acessórios vão desde uma grande quantidade de pulseiras (Bangles), até Tikas (um adorno usado na divisória do cabelo, preso no penteado e que termina como um pingente acima da testa), colares, brincos e tornozeleiras (Payal).

Enfim, existem muitas variações e diferentes costumes de família para família no Paquistão, e também de cultura para cultura, de sunitas para shiitas e assim por diante.

Algumas já tiveram seu conto de fadas transformado em realidade de um jeito, que pode ser diferente do meu e do seu.

9 comments:

Iseedeadpeople said...

Eu li "Casamento e Traições", que horror!!!!!


Nossa, os vestidos são lindos... e vermelho é minha cor favorita! Comparado com estes casamentos, os casamentos brasileiros são muito sem graça!!!

marina said...

vc notou que na henna desta ultima foto os desenhos são de kama sutra??ahuahauha será que é isso mesmo que pintam ou foi esta foto? ehehehehe fiquei curiosa...

Everyn Palhares said...

Tombaram Juju e Carol....Amaaaay!!!

Ahh..cmg naum teve esse lance do espelho...='(..Logo comigo q adoro um hahahhahahahaha...=P

Jules said...

Yupii! Vamos lá...

Carol janu... a foto do Mehndi tá mesmo com imagens do Kama Sutra. Hahahahah!

E NÃOOOO não são esses os desenhos do casamento. Geralmente são estampas chamadas PAISLEY (de origem persa e indiana), motivos florais. Procurem no Google Images que tem bastante referência.

Eve, eu não sei se a maioria dos casórios tem espelho, mas na família do meu maridón tem. Não sei dizer se é algo shiita ou não. :S

Ahhh também queroooooo!!

Gab's said...

Que coisa isquisita. Será que vou casar assim? Ahhh num, num quero.
Nunca desejei nem casar na igreja, quanto mais com essa bagunça toda...
Prima, vc é corajosa. Vai na fé... rss
Bjs

Carol said...

Sheila- eu gostaria de misturar os dois, deve ser bem legal

Marina- hauhuahaua foi tudo friamente calculado
ahhhh eu vi que eram desenhos diferentes mas num tinha reparado huahuahauhauaha
vc merece um premio :P
huahauhauhauhauahauahah


abafem o caso

Xuxu said...

Eu acho belíssimas as roupas, as jóias..., Acho que toda aquela magia do momento do casamento fica ainda mais especial.

Everyn Palhares said...

Presentim pra Sheila, q ama um indiano...;)..

Naum sei se vc jah conhece esse blog sobre a India (Não, não é o IndiAgestão hihihih), mas achei por acaso e lembrei de vc, AMAY...

Fulllll of pics...Vale a pena conferir...

http://funn2shh.blogspot.com/search/label/Incredible%20India

renanrdr said...

Olá , eu gostaria de saber o que é necessário para uma pessoa ir do Paquistão para o Brasil , e se possivel valores também , Obrigado.

Followers

Blog Archive

Search This Blog