Tuesday 23 December 2008

Presidente Zardari


Fonte Wikipedia

Asif Ali Zardari

(Karachi, 21 de julho de 1956) é um empresário paquistanês. Viúvo da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto. Co-presidente do Partido Popular do Paquistão depois de 30 de dezembro de 2007.

Em 30 de dezembro de 2007, foi nomeado em uma assembléia extraordinária como co-presidente do PPP junto a seu filho, Bilawal Bhutto Zardari.

Em 6 de Setembro de 2008, os mais de 1.000 legisladores das câmaras nacionais e provinciais do Paquistão elegeram Zardari como presidente do país, na sequência da demissão de Pervez Musharraf.

...

ardari obteve 482 votos dos 702 em jogo, segundo a fonte, que afirmou que os resultados serão revisados e divulgados oficialmente em algumas horas.

O líder do PPP venceu com grande vantagem sobre o candidato da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N) do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, o ex-chefe do Supremo Saeeduzzaman Siddiqui, que obteve 153 votos, enquanto o aspirante da Liga Muçulmana do Paquistão-Quaid (PML-Q), formação que dava apoio a Musharraf, Mushahid Hussain, obteve 45.

Enquanto os mais de mil legisladores das câmaras nacionais e regionais paquistaneses votavam para escolher o sucessor de Pervez Musharraf na Presidência do país, a explosão de um carro-bomba contra um posto policial nos arredores da cidade paquistanesa de Peshawar deixou pelo menos 13 mortos e 30 feridos. O atentado foi reivindicado pelo grupo que reúne os talebans do país, do movimento Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP).

Percurso de Zardari

Para chegar até aqui, Zardari não duvidou em abrir mão de seu principal parceiro após a vitória eleitoral do PPP em fevereiro, o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, e afirmou que, para ele, os acordos entre os dois não eram “sagrados como o Corão”.

A ruptura era previsível, já que Zardari passou quase 11 anos na prisão por conta de acusações levantadas durante os governos de Sharif, que lhe deram sua fama de corrupto pelos supostos subornos que cobrava.

Nascido em Nawabshah, na província de Sindh (sudeste), no dia 21 de junho de 1956, em uma família de fazendeiros, o jovem Zardari cursou apenas o ensino médio.

Em 1987, casou-se de maneira arranjada com Benazir Bhutto, herdeira de uma dinastia política, educada em Oxford e que um ano depois - com apenas 35 - se transformou na primeira mulher à frente do Governo do Paquistão.

Zardari é popularmente considerado o responsável pela corrupção que pôs fim aos dois Governos de sua esposa, alternados com Executivos de Sharif.

Após a queda do primeiro Governo de Bhutto, Zardari foi acusado de extorsão e passou três anos na prisão, até ser exonerado quando sua esposa recuperou o poder, em 1993.

Bhutto caiu outra vez em outubro de 1996, e Zardari voltou para a prisão, desta vez por um período de oito anos, nos quais surgiram várias acusações contra ele, entre elas o assassinato de seu cunhado, Murtaza Bhutto.

O PPP sempre alegou que as acusações foram motivadas politicamente e que seu período na prisão e as torturas que sofreu prejudicaram gravemente a saúde de Zardari, que é diabético, tem problemas cardíacos e sofre com dores nas costas.

“A corrupção é um estado mental. Uma pessoa corrupta (…) não teria sacrificado oito anos de sua vida na prisão. Poderia ter aceitado um acordo vivido no exílio”, disse em entrevista em 2005.

A prisão, o exílio e a morte de Bhutto em um atentado no fim de 2007 separaram de vez o casal, que passou somente cinco anos realmente junto e teve três filhos: Bilawal, em 1988, Bajtawar, em 1990, e Asafa, em 1996.

Quando foi libertado em 2004, Zardari se mudou para Nova York e não para Dubai, onde sua esposa e filhos viviam no exílio desde o começo de 1999.

“Sou um completo estranho para meus filhos”, lamentou uma vez, embora as notícias da época retratem uma vida de prazer e luxo nos Estados Unidos.

No entanto, Benazir sempre defendeu em público o apoio de seu marido e negou os “rumores venenosos” sobre seu suposto afastamento.

Quando Bhutto retornou ao Paquistão, no dia 18 de outubro de 2007, após conseguir uma anistia de Musharraf, seu marido não estava ao seu lado.

Apesar de sempre ter ocupado algum posto ministerial nos dois Executivos de Benazir, Zardari não era membro do PPP nem candidato às eleições em que sua esposa tentava retornar ao Governo, no começo de 2008.

Seu assassinato em um atentado em 27 de dezembro de 2007 precipitou a ascensão de Zardari à cúpula do PPP.

Nos meses seguintes, ele se aproximou cada vez mais do poder, alternando períodos em Islamabad com viagens de negócio ao exterior, sem se esquecer de estimular o culto de muitos paquistaneses à família Bhutto.

...
Ha outdoors mostrando Zardari com sua familia.. feliz e sorrindo
Mas ele foi muito corrupito, e muitos paquistaneses acreditam que ele juntamente com a ajuda dos EUA matou sua Esposa Benazir... outro fato que prova isso eh de que ele nada faz de acordo com o que Benazir havia prometido.
Outro fato engracado.. a midia mostra ele flertando com Sarah Palin uahauahahaa
Ninguem esta satisfeito com ele... ate agora num fez nada, nem para defender o Paquistao da mida a respeito dos atentados em Mumbai. Eu vi a entrevista dele, e achei um BUNDAO, sem postura, sem conviccao..

5 comments:

Gab's said...

abaixo o BUNDAO, abaixo o BUNDAO! Lets start a revolution!

Everyn Palhares said...
This comment has been removed by the author.
Everyn Palhares said...
This comment has been removed by the author.
Everyn Palhares said...

Eu naum coloco um pingo de fé nesse sujeito...Os paquistaneses estão FERRADOS na mão desse cara...affff...Tenho até medo qdo tiver q tomar decisões mais sérias, como no caso de (GOD FORBID) guerra...='(

P'S: Carol florzinha, tem um trecho da matéria q naum dá pra ler direito por causa da cor da fonte...Preto no fundo azul...=S..embaralha tudo a vista hahahahahaha

Everyn Palhares said...

Caroooooool..kd túuuu..atualizaaa esse blog mulher...primeiro vc vicia a gente e depois abandona eh kkkkkkkk

Followers

Blog Archive

Search This Blog