Sunday 25 October 2009

EUA atacam o Pak novamente

Fonte: Globo.com

Pelo menos 18 morrem em ataque com mísseis dos EUA no Paquistão
Bombardeio ocorreu na região tribal de Bajaur, no noroeste do Paquistão.

Ataque supostamente foi feito com aviões não-tripulados

Pelo menos 18 pessoas morreram em um ataque com mísseis que teriam sido lançados por um avião não-tripulado dos Estados Unidos na região tribal de Bajaur, no noroeste do Paquistão, informou ao canal privado "Dawn" uma fonte oficial.

O ataque ocorreu na localidade de Damadola, que fica em Bajaur, fronteira com o Afeganistão, e supostamente tinha como alvo a residência de um parente do líder dos talibãs na região, Faquir Mohammed, segundo a fonte, citada pela "Dawn". O canal "Geo TV" situou o número de mortos em 14, mas não especificou suas fontes.

No imóvel atacado, estavam vários líderes insurgentes, incluindo alguns "estrangeiros" que fariam parte da rede terrorista al-Qaeda, segundo uma fonte de inteligência citada pela "Dawn".


Nos últimos dias, a imprensa tinha especulado a presença em Bajaur do "número dois" desta organização, Ayman al-Zawahiri.


Ataques
Os ataques de aviões não tripulados americanos são frequentes no cinturão tribal paquistanês, mas normalmente costumam se concentrar nas regiões do Waziristão do Norte e do Sul, que principais redutos dos insurgentes.

Em Bajaur, as forças de segurança paquistanesas lançaram em meados de 2008 uma grande operação contra os talibãs na qual disseram ter matado centenas de fundamentalistas, mas não encontraram a cúpula insurgente.

No início deste ano, o comando militar proclamou a vitória sobre a insurgência na demarcação, mas, nos últimos meses, continuaram ocorrendo várias ofensivas pontuais e fatos violentos.

As autoridades do Paquistão negam em público as ações militares dos aviões espiões dos EUA, mas os ataques contam com o consentimento tácito de Islamabad, cujos serviços secretos compartilham informação com os americanos, segundo diversas fontes dos dois países.

No comments:

Followers

Blog Archive

Search This Blog