Tuesday 10 March 2009

Chá Preto e o Café da Manhã

Um café da manhã bastante comum é o paratha com black chai
Paratha é um pão frito, feito com água, óleo, sal e farinha. Amassado até ficar na forma de um prato, depois frito com óleo. Acompanhado de um ovo frito temperado com pimenta preta em pó. Ou com caldinho ou mexido.
Lembrando que se é comido com as mãos, cortando (rasgando) o pão e o utilizando para pegar o ovo (fazendo um mini sanduiche).

Chai preto com leite, um costume de quase toda a Europa.
Pode parecer meio estranho no começo, mas vicia.
Só de procurar as fotos no google me deu uma fomeeeeeee... ai que saudade


Olha o que achei hoje sobre os benefícios do chá preto:

Beber pelo menos três xícaras de chá verde ou chá preto por dia pode reduzir significativamente o risco de sofrer um derrame, segundo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. E os pesquisadores destacam que, quanto maior o consumo, maior a proteção contra derrames.
“O que vimos foi que havia uma consistência no efeito de apreciável magnitude”, declarou o pesquisador Lenore Arab. “Bebendo três xícaras de chá por dia, o risco cai em 21%, não importa se for chá verde ou chá preto”, complementou o bioquímico.
As descobertas emergiram de uma revisão de nove estudos observacionais sobre a relação entre derrames e o consumo de chás, que registraram um total de 4378 derrames entre as cerca de 195 mil pessoas avaliadas. E as análises mostraram um efeito linear do consumo de chás feitos de Camellia sinensis no risco de derrame – por exemplo, tomar três xícaras reduz o risco em 21%, e, tomando mais três xícaras, há a redução de mais 21%.
Embora ainda não esteja claro quais os compostos responsáveis por esse efeito, os pesquisadores especulam que o antioxidante epigalocatequina galato ou o aminoácido teanina podem cumprir um papel na proteção contra doença arterial coronariana.
Apesar de testes clínicos serem necessários para confirmação, os autores estão empolgados com a descoberta, pois, segundo eles, há poucas formas de reduzir o risco de derrame. “Se pudermos descobrir uma forma de prevenir o derrame, ou prevenir o dano, que seja simples e não-tóxico, seria um grande avanço”, concluíram os autores.
Fonte: Stroke: Journal of the American Heart Association. Fevereiro de 2009.

O chá preto é tomado quase toda hora pelos Paquistaneses, umas 5 vezes por dia acredito eu.. cuidado porque além da celulite e amarelar os dentes, pode machucar o estomago.


vocabulário:
Pão comido no café- paratha
Pão comido na janta e almoço- naan e rooti, ambos são assados, e feitos da mesma forma, mas sem o óleo
Chá- chai
Ovo- anda
Ovos- ande
Açúcar- Cheeni
Sal- namak
Iogurte- Raita
Pimenta- peppery

9 comments:

Depois dos 25, mas antes do 40! said...

Carol você tomava este café normalmente em casa? Curiosidade minha.

Na Turquia, por exemplo, tínhamos legumes no café e um pastelzinho frito de queijo qeu era de dar nó no estômago. mas aquilo não era o café diário de todos os Turcos.

Então, por curiosidade, o café da manhã no dia a dia mesmo, é esse? Requeijão era uma coisa comum, por exemplo?

beijocas

Márcinha said...

Hmmm...agora entendo pq toda foto q o pakitão me envia ou ele tem uma xicará de chá na mão ou se não está na mão é só olhar p/ lado dele q lá ta a xicará de chá em cima da mesinha...ahaha.
Achei q era uma coisa dele gostar tanto de chá. :D

Mel said...

Chay eh mesmo o dia todo,como o cafezinho de muitos brasileiros,onde vai tem que tomar um gole pelo menos,eu adoro.
Sobre paratha com ovo ,ai Carol eh muito bom ne,mas nao da pra comer sempre,senao a gente vira uma baleia entao deixo soh pro domingo,dai sim domingao de manha sempre faco varios ovos com pimenta e sal,paratha,delicia.Que fome!

Jules said...

Credo!
Meu café da manhã se resume a um copo de água ou suco.
Comer tudo isso seria uma bomba embalofante super engordiet pra levantar o ânimo do colesterol. Yupi!
Experimento, mas dispenso do meu cardápio. :P

Carol said...

Depois dos 25- tem sim, mas o gosto do requeijão (cream cheese) é bem mais salgado

Mel- super calorico, eh tb enjoa as vezes, tem com certeza outras opções

Jules- que mal guria!!!!!! faz mto mal vc comer só isso, o café da manhã é a principal refeição. quem não come bem pode ter problemas até nos dentes.

Marcinha- realmente eles são loucos por chai! aiii mas consegui viciar o meu em cappuccino hehehehe

Mariachiquinha said...

Eu ainda vou aprender a fazer esas coisinhas paquistanesas.

Marina said...

humm parece muito bom!! no Egito a gente só toma o Yellow Tea da Lypton, na verdade é bem próximo do gosto do chá preto, mas é diferente... bebem demais, em todo lugar, até nos taxis as vezes o cara tá tomando!!!

e eu aprendi a tomar com leite de manhã, uma delíciaaaa!!! não tem desse cha no Brasil, a gente tem q ficar pedindo pro pessoal trazer do Egito, mas temos um beloo estoque em casa ehehehe

Carol said...

Chica- é fácil! até eu que sou um desastre consegui
tem também o Rap10 um pão tipo sírio mas que lembra muito o paratha, se acha em mercados, da pra fazer com doce ou salgado.

Marina- é o mesmo Lypton! ferve-se o leite e mergulha-se o sache, ou compra-se o chá preto em pequenos grãos.

Marina said...

humm eu tenho uns quilos de lyton em casaaaa ehehee se quiser matar a saudade é só falar!! mas a gente gosta do que vem em pó, q vc deixa no fundo do copo e fica bem mais forte.

Então CArol, não sei se na verdade é chá preto, pq os que tem aqui tem sabor diferente desse!! eu vou ver se vejo nas embalagens daqui a espécie que eles usam para comparar...
beijos

Followers

Blog Archive

Search This Blog