Friday 27 March 2009

Dança Paquistanesa

No Paquistão não é Bollywood, mas em si Lollywood =)
As danças são praticamente as mesmas, um trechinho aqui pra vocês:







Uma ajudinha da Wikipedia:

Lollywood (Urdu: لالیوڈ) refere-se há Indústria cinematográfica do Paquistão baseada na cidade de Lahore. O nome é uma Palavra-valise com o nome inicial da cidade com Hollywood. A palavra "Lollywood" foi pela primeira vez cunhado, no Verão de 1989 na hoje extinta revista "Glamour" publicada em Karachi por um colunista fofocas Saleem Nasir. Sameena Jaffry foi o editor e Iqbal Munir foi o difusor da revista. Saleem Nasir destinados isto como uma piada para emular Bollywood. A palavra Lollywood foi então escolhida por Urooj Samdani, um jornalista crítico de cinema, que escreveu um artigo sobre a indústria cinematográfica paquistanesa na própria revista Women's Own Magazine.

A indústria cinematográfica em Lahore começou em 1929 com a abertura da United Players' Studios no Ravi Road. A pedra fundamental para o estúdio foi fixado pelo Abdur Rashid Kardar. Desde então, o estúdio conseguiu várias produções indianas competindo com outros centros de produção cinematográfica na Índia britânica, ou seja, Bombaim e Calcutá.

Após a Partição da Índia, Lahore foi o único centro de produção cinematográfica no recém-encontrado no Paquistão e na sua infância liberada o primeiro filme em 7 de Agosto de 1948 de título Teri Yaad. Desde então, centros de produção cinematográfica foram abertos nas cidades de Karachi e Peshawar.

5 comments:

pamella said...

Oi querida carol..

Eu sou completamente apaixonada por um filme chamado Heer Ramjha (que conta uma trágica historia de amor paquistanesa).. O diretor é Masood Pervez ... o filme é lindo, lindo, lindo.. nossa... o final é de partir o coração :) Foi o primeiro filme que assisti em terras paquistanesas na casa da minha amiga que mora em Lahore :) Tenho certeza que voce que tem esse amor, esse carinho tão grande pelo paquistao, sua segunda patria, já deve ter ouvido falar nesse filme.. Nossa... me lembro que eu queria ate ir visitar o tumulo, mas nao tive tempo porque tinha que voltar pra india... :( bom, voce sabe carol.. nada de gurias viajarem pelo país sozinhas, né??

Ana said...

Nossa que susto! Eu ía falar, que minha irmã é viciada em dança estilo Bolly e Lollywood, aí vejo o comment de uma Pamella e com dois éles kkkkkkk
Aí lembrei que ela tem 5 anos e não sabe escrever kkkkkk
Mas ao post, me encanto com essas danças, sério mesmo.Apaixonada.
Quem sabe um dia eu me arrisco a sacudir o esqueleto e aprendo a dar uns passinhos.

Bjãozão

Ana said...

Carolsita tem um selinho pra você lá no meu Blog.
Não se assuste, pois estou lendo seu blog já a alguns dias.
O selinho não veio do nada, pois o pouco que estou lendo tenho profunda admiração por ti e pelo que estou aprendendo por aqui ;)

Besitos Busque lá

Carol said...

Pamella- bacana sua dica de filme,.. eh verdade, viajar por essas areas sozinhas eh muitoooo perigoso

Annah- obrigada pelo selinho. confesso que danço quando ouço a abertura da novela hauahua

Thamara ツ said...

O massa! nao sabia q era lollywood..
nem sabia q tinha uma 'bollywood' la
:D

o q exatamente significa desi?? ate hj nao descobri o significado o.O

Followers

Blog Archive

Search This Blog