Friday 24 April 2009

Dicas de Viagem

Atendendo o pedido da Leitora:

Vivi said...
Carol! Vou ao Paquistão pela primeira vez em julho. Que tipo de roupa eu levo pra lá? Vai ser Verão e sei que roupas decotadas nao devem ser usadas. Mas camisetinhas normais podem ser usadas? Calça jeans? Saias longas?Muito obrigada! Abraços



eu vestida de pak


OLa Vivi, bom em Julho vai estar um calorao.. ufi, vc eh corajosa... eu nao recomendo esse mes, porem depois vem o ramadam em Setembro, que alem de ser quente, tem jejum todo o dia.. tambem nao recomendo esse mes. Durante o dia pode chegar ate 45ºC....

Os melhores meses para viajar sao de outubro ate marco, quando a temperatura eh suportavel, novembro a janeiro faz aquel frio gostoso, eu gosto hehehe dependendo do lugar pode fazer -5 como Murree, mas na Capital so chega nisso talvez de noite. Geralmente fica entre 5 a 15 graus C

E ainda nessa epoca temos 2 EID, que sao feriados, um depois do Ramadam (celebracao) e outro no final de dezembro ou comeco de janeiro (sacrificio de Abraao), depende da lua.


Se voce vai em epoca de frio, na ha segredo, tera que se cobrir mesmo, casacos, bota, dupattas... tranquilo. Porem na epoca de calor eh que o bicho pega ne? Sim, pode-se usar jeans, no frio ou calor.. mas deve ficar toda grudada.. ehehehe, o que eh importante mesmo, eh que o jeans num seja muito justo, e que a blusa que esta em cima seja sem decotes e que tampe o quadril.


Believe me, vao te olhar muito, num se rebele... apenas respeite a cultura. Leve um veuzinho, ou compre la. Nao se esqueca do protetor solar e do oculos de sol.


Bom, Vivi conte para nos que cidade vc vai, e depois nos conte o seu diario de viagem quando vc voltar.. se voltar hehehe num conheco sua estoria de amor.


Outra dica boa, sao aquelas batas de saida de praia, sao super leves para o calor, mas use uma regata por baixo ok?

Va de mala quase vazia, e se jogue nas compras, porque vale muito a pena, roupas, bijus, maquiagem, eh tudo muito barato. Brasileiros podem levar 2 malas de 32 kg e mais uma de mao, peso tambem depende da companhia e classe.

Leve seu dinheiro trocado em dolares ou euros, se nao, nao conseguira trocar la.



PAQUISTÃO, ENCRUZILHADA DE CAMINHOS
Paquistão encerra em seu território e o ambiente de suas populações mostra mais crente de sua diversidade cultural. Sua história, marcada por migrações árias, chinesas, muçulmanas e britânicas, deixou marcas na paisagem. As construções modernas combinam com as ancestrais edificações levantada entre os contrastes da natureza: praias do Mar de Arábia, planícies do Indo, verdes vales e montanhas nevadas.

ALFÂNDEGA E DOCUMENTAÇÃO
Passaporte em vigor, com validade mínima de 6 meses, e visto obrigatório. Está proibido bebidas alcóolicas.

CLIMA
Clima que vária dependendo da altura: na zona montanhosa subtropical, no sul e zona desertas cálidas e secos e no leste, nas montanhas, com abundantes chuvas e frio. As chuvas aparecem de junho a setembro e são em forma de tormenta.

EQUIPAMENTOS DE VIAGEM
Recomenda-se roupa de algodão e calçado cômodo, algum casaco, óculos de sol, protetor solar e repelente contra insetos.

IDIOMA
O idioma oficial é o urdu. Também se fala línguas étnicas neo-índias, iranianas e o inglês.

RELIGIÃO
A maioria da população é muçulmana (96%)

ELECTRICIDADE
A tensão elétrica é de 220 Voltz a 50 Hz.

MOEDA E CÂMBIO
A moeda oficial é a Rupia Paquistanês (PKR). Uma PKR eqüivale a 100 paisas. Notas de 1, 2, 5, 10, 50, 100, 500 e 1.000 rupias. Moedas de 5, 10, 25 e 50 paisas e 1 rupia. Pode-se trocar moedas nos bancos e hotéis.

EMERGÊNCIA-SAÚDE-POLICIAMENTO
Imprescindível a vacina contra a febre amarela se procede de zona infectada. É recomendável a vacina contra pólio, tifus, profilaxia contra malária, não beber água da torneira nem comer alimentos sem cozinhar e não banhar-se em águas estancadas. É aconselhável levar uma caixa de primeiros socorros bem preparado com analgésicos, anti-histaminico, anti-diarréico, antibióticos, anti-sépticos, repelentes para insetos, loções contra picadas ou alergia, gazes, tesoura, pinças, termômetro e seringas hipodérmicas. É recomendável viajar com um seguro médico e de assistência. Para emergências médicas ou policiais se aconselha solicitar ajuda nas recepções ou no consulado ou embaixada mais próxima.


CORREIOS E TELEFONIA
É conveniente utilizar o serviço que oferecem os hotéis se encontra-se em um povoado pequeno. Nas grandes cidades encontrará oficinas de correios assim como serviços de telefone, fax. Pode utilizar os serviços das agências. Deve marcar 00-92 mais o prefixo da cidade seguido do número do assinante.

FOTOGRAFIA
Viaje com todo o material fotográfico necessário para evitar moléstias de procura de material. Em alguns lugares religiosos e militares está proibido a fotografia. É conveniente perguntar antes.(mande para o blog depois)

HORÁRIO COMERCIAL
As lojas abrem geralmente as 10 da manha e fecham as 7 da tarde. A maioria delas abrem inclusive nos dias festivos. (restaurantes e shops ficam abertas ate 22, 23).

GORJETAS
Da mesma maneira que na Europa, o serviço está incluído na fatura da maioria dos restaurantes e dos hotéis. Entretanto, a gorjeta é facultativa e depende do que estime conveniente o cliente.

TAXAS E IMPOSTOS
Existe uma taxa de saída do Aeroporto Internacional. (nao paguei nada)

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O território paquistanês alcança 887.747 quilômetros quadrados e faz fronteira com Afeganistão e China pelo norte, e o Mar Arábico pelo sul, Irã e Afeganistão pelo oeste e Índia por leste. O país está dividido em quatro províncias. Sind, Punjab, Beluquistão e a Província Fronteira do Noroeste. Desde o ponto de vista geográfico, encontra-se as montanhas do norte, com sua paisagem alpina e numerosos glaciais; o vale do Indo com suas montanhas; e mais a sul, Beluquistão, que é uma região de lagos.




Visto passo a passo:

Esse site pode ajudar quem tem pouco tempo: http://www.vistos.com.br/



Ou sae mais barato fazer-lo por conta propria:

Muito simples para nos Brasileiras, entrar no site, imprimir ficha, pagar taxa e enviar com o passaporte para Brasilia! O visto fica pronto de 3 a 5 dias! amou ne??



Embaixada no Brasil: Embaixada da República Islâmica do Paquistão - Brasília - DFSHIS QL 12, conj. 02, casa 19 - Lago SulCEP 71630-225 - Brasília - DF

tel. (0xx61) 3364-1632 e 3364-1761tel. 61-2252 EPAQ BRfax (0xx61) 3248-0246e-mail: parepbra@brnet.com.brExpediente(s): segunda a sexta-feira - 08:30 - 16:00 hs



http://www.pakistan.org.br/ - site para maiores informacoes

Clique em Consular Services- visa form

http://www.pakistan.org.br/services/visaform.pdf

Visto de entrada unica custa 50,00 reais, tem validade por 3 meses



Ter passaporte com validade maior de 6 meses, vacina contra febre amarela, preencher um formulario em ingles no site ai em cima, fazer deposito de 50.00 reais no banco do brasil, enviar para a embaixada em brasilia, aguardar a resposta por tel e mandar retirar pela DHL.

3 comments:

Verônica said...

Nossa, pelo o que eu to vendo vai ser mto mais fácil eu ir pro Paquistão que ele conseguir viajar comingo pro Brasil... tava pensando em levar ele pro Brasil cmg no fim do ano... mas ja vi que nem vai dar mto certo... rs

Acho que vou no Pasquistão em janeiro ou fevereiro. Quem sabe :)

Elaine Gaspareto said...

Olá!
Estou passando para te convidar a participar de uma promoção em meu blog. Ficarei muito feliz se você puder participar.
Beijos e bom fim de semana.

Vivi said...

Oi Carol! Fiquei alguns dias sem conseguir olhar o blog, por isso não te agradeci antes! Muito obrigada pelas dicas! Já estou vendo que sofrerei com o calor (ai ai ai ODEIO calor)! Só mais uma pergunta: O Paquistão é preparado pra esse calor todo? Tem ar condicionado em todo lugar? As camisetas têm que ser de manga comprida, sempre??
Eu vou para Sialkot, Lahore e Gujrat. Você conhece alguma dessas cidades?
Bom, tenho uma historinha de amor, sim! =) Realmente esses paquistaneses são apaixonantes. Conheci o meu na Turquia... eu estava de férias e ele trabalhando. Nos conhecemos e ficamos amigos. Continuamos mantendo contato quando eu voltei ao Brasil e ele ao Paquistão. Em fevereiro ele veio ao Brasil (muito fofo) e ficou 1 Mês aqui e oficializamos o namoro(para ele o noivado, mas para mim namoro... é normal isso, esse pessoal já querer noivar de uma vez??), conheceu a minha família inteira! Agora precisarei ir ao Paquistão conhecer a família dele, porque todo mundo fica cobrando o coitado... como consegui 2 semanas de férias em julho, vou ter que passar calor mesmo!
Bom, acho que escrevi demais! Obrigada pelas dicas! Beijos

Followers

Search This Blog