Sunday 14 November 2010

Livro retrata vida no Paquistão a partir de rotina de família

Livro retrata vida no Paquistão a partir de rotina de família
"Paquistão - Viagem à Terra dos Puros" será lançado nesta terça-feira (9).
Autor conviveu 2 meses com família paquistanesa na região de Peshawar

Um olhar descontaminado de preconceitos sobre o Paquistão, país que no mundo ocidental costuma ser associado a atentados terroristas, ditaduras, fanatismo religioso e a violenta rivalidade com a Índia, por conta da disputa territorial pela região da Cachemira. É o que propõe “Paquistão – Viagem à Terra dos Puros” (Editora Globo, 240 págs., R$ 29,90), livro do jornalista Fernando Scheller que será lançado nesta terça-feira (9), na Livraria Cultura do Shopping Bourbon.

A começar pelo título –“terra dos puros” é o significado de Paquistão em urdu, língua oficial do país- o que se observa é o contraste entre a auto-imagem de um povo que se vê como espiritualmente evoluído e a de apenas vítimas do terrorismo, propagado principalmente pelo domínio talibã, atribuída pelo Ocidente.

Para escrever o relato, Scheller conviveu durante quase dois meses com a família Khan, paquistaneses da tribo pachto que vivem em Mardan, na região de Peshwar, fronteira com o Afeganistão. Neste período, no qual ocorreram dois atentados, o autor teve de se adaptar a um contexto guiado por uma série de regras que “não foram feitas para ser entendidas, e sim seguidas".

O livro também revela, como afirma o texto de divulgação, o papel da fé e dos valores familiares na vida de paquistaneses comuns com os Khan. “Para muito além da noção ocidental de ‘fundamentalismo’, a crença, aqui, é vista como elevação espiritual traduzida em prática diuturna de atos de gentileza, solidariedade e compaixão.”

Nascido no Paraná e radicado em São Paulo, Fernando Scheller é repórter do jornal "O Estado de S.Paulo" e antes passou por veículos como "Gazeta Mercantil", a emissora alemã "Deutsche Welle' e pelo G1, onde foi repórter e editor de economia. É mestre em economia e política internacional pela Universidade de Kassel, na Alemanha, onde conheceu Mohammad Ishfaq Khan, cuja família abriu as portas para a experiência que resultou em “Paquistão – Viagem à Terra dos Puros”.

Serviço:
Lançamento de “Paquistão –Viagem à Terra dos Puros, do jornalista Fernando Scheller
Quando: nesta terça-feira (9), a partir das 19 horas
Onde: Livraria Cultura do Shopping Bourbon (Rua Turiassu, 2100, Perdizes)
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/livro-retrata-vida-no-paquistao-partir-de-rotina-de-familia.html

4 comments:

Carol said...

encomendei o livro e custou 29,90 na livraria cultura, assim que ler tudo conto para vcs =)

"Tah" said...

Eu queroooooo

Unknown said...

Que legal... vou ver se eu o acho na Saraiva por aqui! Bjs Carolzita!!! Sei que eu dei uma sumida, mas eu tava meio doida, mas já te mandei um email contando + ou - as coisas!

Anonymous said...

Oi Carol, Paquistão é? Estou ansiosa pra ler suas postagens.
Olha, adorei seu comentário na Eve, sem medo de não ser politicamente correta rsrsrs
Bj

Followers

Search This Blog