Livro retrata vida no Paquistão a partir de rotina de família
"Paquistão - Viagem à Terra dos Puros" será lançado nesta terça-feira (9).
Autor conviveu 2 meses com família paquistanesa na região de Peshawar
Um olhar descontaminado de preconceitos sobre o Paquistão, país que no mundo ocidental costuma ser associado a atentados terroristas, ditaduras, fanatismo religioso e a violenta rivalidade com a Índia, por conta da disputa territorial pela região da Cachemira. É o que propõe “Paquistão – Viagem à Terra dos Puros” (Editora Globo, 240 págs., R$ 29,90), livro do jornalista Fernando Scheller que será lançado nesta terça-feira (9), na Livraria Cultura do Shopping Bourbon.
A começar pelo título –“terra dos puros” é o significado de Paquistão em urdu, língua oficial do país- o que se observa é o contraste entre a auto-imagem de um povo que se vê como espiritualmente evoluído e a de apenas vítimas do terrorismo, propagado principalmente pelo domínio talibã, atribuída pelo Ocidente.
Para escrever o relato, Scheller conviveu durante quase dois meses com a família Khan, paquistaneses da tribo pachto que vivem em Mardan, na região de Peshwar, fronteira com o Afeganistão. Neste período, no qual ocorreram dois atentados, o autor teve de se adaptar a um contexto guiado por uma série de regras que “não foram feitas para ser entendidas, e sim seguidas".
O livro também revela, como afirma o texto de divulgação, o papel da fé e dos valores familiares na vida de paquistaneses comuns com os Khan. “Para muito além da noção ocidental de ‘fundamentalismo’, a crença, aqui, é vista como elevação espiritual traduzida em prática diuturna de atos de gentileza, solidariedade e compaixão.”
Nascido no Paraná e radicado em São Paulo, Fernando Scheller é repórter do jornal "O Estado de S.Paulo" e antes passou por veículos como "Gazeta Mercantil", a emissora alemã "Deutsche Welle' e pelo G1, onde foi repórter e editor de economia. É mestre em economia e política internacional pela Universidade de Kassel, na Alemanha, onde conheceu Mohammad Ishfaq Khan, cuja família abriu as portas para a experiência que resultou em “Paquistão – Viagem à Terra dos Puros”.
Serviço:
Lançamento de “Paquistão –Viagem à Terra dos Puros, do jornalista Fernando Scheller
Quando: nesta terça-feira (9), a partir das 19 horas
Onde: Livraria Cultura do Shopping Bourbon (Rua Turiassu, 2100, Perdizes)
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/livro-retrata-vida-no-paquistao-partir-de-rotina-de-familia.html
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Followers
Blog Archive
-
▼
2010
(107)
-
▼
November
(10)
- Quer ter alguém do pak?
- Por favor alguém me ajude a ajudar!
- Vale a pena dizer a verdade- visto para os EUA
- Saudades...
- Brincando com os gatinhos
- Gostei da Uganda! Africa em geral e novidades
- Livro retrata vida no Paquistão a partir de rotina...
- Paquistanes é considerado como o novo Bin Laden, s...
- Comentario sobre a vitoria da Dilma
- Me perdi em Dusseldorf!
-
▼
November
(10)
4 comments:
encomendei o livro e custou 29,90 na livraria cultura, assim que ler tudo conto para vcs =)
Eu queroooooo
Que legal... vou ver se eu o acho na Saraiva por aqui! Bjs Carolzita!!! Sei que eu dei uma sumida, mas eu tava meio doida, mas já te mandei um email contando + ou - as coisas!
Oi Carol, Paquistão é? Estou ansiosa pra ler suas postagens.
Olha, adorei seu comentário na Eve, sem medo de não ser politicamente correta rsrsrs
Bj
Post a Comment