Saturday 24 January 2009

Chefe de Justica e Politica


Os Paquistaneses sao em geral muito ligados em politica, falar mal do governo, assistir detabes.. coisa bem distante da maioria dos Brasileiros
O governo(Zardari) atual num esta agradando a ninguem aqui, ha constante falta de luz e agua para a maioria da populacao, e cada dia se ve mais corrupcao, dinheiro desviado, rodovia sem iluminacao e em pessimo estado!

Aqui eles amam o ex chefe de justica, Iftikhar Muhammad Chaudhry.Mas Musharraf suspendeu ele do posto, e a populacao ficou "cabrera". Esse chefe de justica eh tao famoso que sempre foi cumprimentado pelo chefe de justica dos Estados Unidos. E para falar a verdade, eu nem sei que eh o chefe de justica do Brasil, alias nos temos um????




Chaudhry sempre foi muito correto, fez realmente justica e fez o pais prosperar um pouco. Musharraf tambem fez coisas boas, por exemplo: ID card, Passaporte moderno (antes era apenas um pedaco de papel), Alianca com os Estados Unidos(num sei se eh bom ou ruim, melhor ser amigo ou inimigo?).

Achei esse pequeno trecho de quando ele foi afastado do seu cargo e os Advogados dos pais comecaram a protestar e foram presos:

Em greve, advogados do Paquistão tentam parar a Justiça do país (http://www.conjur.com.br/2008-fev-17/advogados_paquistao_tentam_parar_justica_pais)

Em greve desde o dia 9 de fevereiro(2008), os advogados do Paquistão protestam contra o governo militar de Pervez Musharraf e querem o retorno do presidente da Suprema Corte do país, afastado desde 2007, de sua função.
"Sabemos que é possível prejudicar algumas pessoas, mas Musharraf é um criminoso e esse sacrifício é pequeno", afirmou o vice-presidente da Associação dos Advogados da Suprema Corte do Paquistão, Mohammad Ikram Chaudhry. Ele estima que 90% dos 100 mil advogados deixaram de comparecer a cortes distritais, tribunais superiores e à Corte Suprema. Ikram afirma que os advogados que não aderiram à greve são traidores.

Histórico

O conflito entre o governo e o Judiciário começou a ganhar proporções quando, pela primeira vez no país, um presidente afastou o chefe da Suprema Corte, Iftikhar Muhammad Chaudhry, em março de 2007. Em junho, em decisão da própria corte, Chaudhry foi reconduzido ao cargo.

Em novembro, o presidente do Paquistão declarou estado de emergência e suspendeu a Constituição. O presidente da Suprema Corte invalidou a decisão de Musharraf e acabou sendo preso com outros sete membros do órgão. Como vários advogados, Chaudhry está sob prisão domiciliar.

Musharraf suspendeu os direitos constitucionais ao tomar o poder, em 1999, e, no ano seguinte, determinou que os juízes obedecessem à Ordem Provisória Constitucional, uma espécie de medida provisória para o Judiciário.


Nessa outra reportagem, Musharraf eh chamado de ditador, vejam:

Ditador do Paquistão inicia oficialmente seu segundo mandato (da Folha Online)

O ditador do Paquistão, Pervez Musharraf, iniciou oficialmente seu segundo mandato como chefe de Estado do país nesta quinta-feira, um dia depois de renunciar ao comando das Forças Armadas --como exigia a lei.

Em seu discurso inicial, Musharraf afirmou que o retorno ao país de seus dois adversários, Benazir Bhutto e Nawaz Sharif será um "bem" para as tratativas de reconciliação nacional.

"Só espero que os dois trabalhem de forma a criar um ambiente político conciliatório, civilizado e democrático", disse Musharraf.

Bhutto e Sharif não estiveram presentes na cerimônia de posse de Musharraf na capital Islamabad.

Os dois líderes de oposição estudam boicotar as eleições parlamentares previstas para o dia 8 de janeiro. Desde que retornaram ao Paquistão, Bhutto e Sharif exercem forte pressão sobre Musharraf.

A principal exigência é para que o ditador suspenda o estado de emergência decretado no último dia 3.

O boicote poderia enfraquecer os esforços de Musharraf no sentido de legitimar-se no poder com uma aparência democrática.

"Esse é um marco na transição política paquistanesa no sentido de uma completa essência democrática", afirmou o ditador paquistanês para um público de democratas, autoridades e militares.

"Aqueles que falam em boicote, deviam saber o seguinte: as eleições do dia 8 de janeiro acontecerão de qualquer maneira. Ninguém poderá sabotá-las", acrescentou.

Musharraf procurou mais uma vez justificar o estado de emergência no país, mas não deu indicações sobre quando a situação política irá se normalizar.

Ele acusou o ex-chefe de Justiça Iftikhar Mohammed Chaudhry de envolvimento em uma "conspiração" para impedi-lo de tornar-se presidente civil a guiar o Paquistão para uma democracia.

"Eu tive que agir, e o fiz pelo bem dos interesses do Paquistão", afirmou.

Segundo ele, suas ações militares "quebraram a espinha" dos grupos terroristas que atuam especialmente no noroeste do país




Se voce gosta de um paquistanes, entenda um pouco sobre politica e saiba sobre o que acontece mundialmente, porque eles adoram conversar sobre isso, ver programas sobre isso, discutir sobre...

6 comments:

Jules said...

Entonces... ainda assim eu acho que era melhor ter o Mushy no poder do que colocar qualquer um. Nunca gostei da mulherzinha Bhutto pra falar a verdade. A moça já tinha histórico ruim de desvio de dinheiro e outras cositas más.
O Mushy era faca na bota e colou muitas coisas nos eixos. Pra ver, tiraram ele e ficou tudo ao Deus dará.

E yaay! Voltei com o blog janu!!
http://goriji.blogspot.com
;)

Professora Eliene Santos said...

Carol... que legal!!! Descobri esse blog hoje e já add aos meus favoritos... Gosto muito de saber sobre o Paquistão. Lá tem pessoas de quem gosto muito... Mas Ouvir sobre o lugar através de uma brasileira... é muito diferente...

Carol said...

Oba JU ja esta add =) arrasa

Bairro- Obrigada! Seja bem-vinda

marinez said...

Oi Carol,leio teu blog todo dia e gosto muito..hoje resolvi postar....o Ministro da justica no Brasil eh o Sr.Tarso Genro que inclusive acaba de dar asilo politico pra um italiano condenado a prisao perpetua na Italia..por incrivel que pareca mas o povo brasileiro vai ter que engolir mais essa e sustentar o cidadao...COISAS DE LULA
beijao...maria inez

Carol said...

OI Marinez
obrigadaaa pela informacao, agente ouve o nome da pessoa, mas nunca imagina a funcao
obrigada

Unknown said...

Ai Carol... que chato... você ter que vir embora!!! Eu estava contando com você para minha primeira visita ao Paquistão...rs
Acho que sou uma das poucas loucas que sonha em ir para estas bandas.

Conta direitinho como ficou isso? Ele vai vir para o Brasil??? Você disse que se encontrariam em mês!

Coloca a tristeza de lado e atualiza a gente!

Beijocasssss

Followers

Search This Blog